A XIII Semana Nacional da Conciliação em Minas foi fechada com chave de ouro, com a solução do conflito da Ocupação Izidoro – a maior da América Latina –, cuja ação de reintegração de posse se arrastava desde 2013 no Poder Judiciário. Pelo acordo, parte dos ocupantes será regularizada onde está e a Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab Minas) ofereceu à Granja Werneck S.A. um imóvel de propriedade do Estado com as mesmas dimensões e valor semelhante.

Essa foi só uma das 30 mil audiências realizadas de 5 a 9 de novembro. A mobilização chegou a um percentual de resolução de conflitos de 57,68%, com mais de 24 mil acordos. Os números foram superiores ao índice alcançado no ano anterior, de 46,74%. Os valores negociados superaram a cifra de R$79,2 milhões. Mais de 80 mil pessoas foram atendidas.

Das 296 comarcas do estado, apenas cinco não entraram na campanha, uma adesão de 98%. Dos 134 Cejuscs, 133 agendaram pautas no período. Quanto aos juizados especiais, na capital houve 81% de engajamento (13 unidades em 16) e, no interior, de 99% (71 das 72 existentes). Em média, trabalharam, em cada um dos cinco dias, 449 juízes, 37 juízes leigos, 964 conciliadores e 638 colaboradores.

¿Foi uma vitória da conciliação. Ambas as partes saíram vitoriosas. Não houve perdedores, nem vencedores. Houve bom senso dos negociadores e, fundamentalmente, graças ao espírito de conciliação que praticamos durante esta semana, aqui no Tribunal, estamos celebrando, de modo enfático, a homologação deste acordo judicial.¿ - semana_nacional_conciliacao.png