Em busca da redução da litigiosidade, o TJMG seguiu investindo na implantação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) em todo o Estado. Nesses locais, o cidadão recebe orientações e encaminhamentos e pode conciliar controvérsias antes e depois da existência de um processo.

O objetivo é desafogar o Judiciário. Alternativas devem ser buscadas para dar celeridade às demandas apresentadas pelos cidadãos. O Tribunal de Justiça mineiro abre mais uma cruzada em favor da sociedade para solucionar conflitos antes que se tornem uma demanda processual - centro_judiciário.gif

Além disso, houve avanços ligados às unidades especializadas, como o Cejusc Ambiental, que ganhou força para auxiliar magistrados na mediação e na conciliação de casos que envolvam o dano ambiental. Ele foi criado em 2015, com o rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana.

O Cejusc também chegou ao setor imobiliário, em agosto, para agilizar as demandas da área. A proposta é privilegiar o atendimento pré-processual e evitar a judicialização de muitas demandas que podem ser resolvidas por conciliação.