CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais convida os participantes da 18ª edição do Concurso Artístico dos Adolescentes Trabalhadores do TJMG a acompanharem o evento de premiação às vencedoras, que será transmitido pelo perfil do TJMG no Youtube.
Dia 23 de outubro de 2023, às 16h
RESULTADO
As autoras das três redações vencedoras, que foram premiados com, um iphone 14 (1º lugar) e um notebook cada (2º e 3º lugares) são:
Parabéns às vencedoras do concurso!
TJMG: 150 anos de história e desafios para o futuro
Conhecer o passado nos permite entender o presente e avançar rumo a um futuro melhor.
Valorizando as ações corretas, corrigindo erros e superando os desafios, participamos juntos da construção da história do Judiciário mineiro.
ACESSE A LISTA DE CANDIDATOS INSCRITOS
BANCA DE AVALIADORES
As inscrições se encerraram em 10/9, e as redações recebidas estão sendo avaliadas por uma comissão de especialistas no tema.
Andréa Vanêssa da Costa Val
Possui graduação em arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), especialização em Arquitetura Crítica pela IEC - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000) e especialização em Revitalização Urbana e Arquitetônica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Atualmente é coordenadora-assessora técnica da Memória do Judiciário Mineiro - Tribunal de Justiça de Minas Gerais, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e sociedade, memória e patrimônio, justiça e memória institucional. É Membro-Fundador do Comitê Mineiro do Escudo Azul, integrante do Grupo de Pesquisa MUSAETEC - MUSAETEC - Grupo de Pesquisa e Estudos em Museologia, Arte e Estética na Tecnologia, Educação e Ciência, sediado na Escola de Ciência da Informação da UFMG, ex-presidente e membro da rede de memórias de Minas Gerais - REMIG.
Odilon Araújo Gonçalves
Mestre em Ciências Sociais pela PUC Minas, especialista em Formação Política e Econômica da Sociedade Brasileira pelo Centro Universitário Newton Paiva e graduado em Jornalismo pelo Uni-BH. Atuou por 15 anos como docente em cursos de graduação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Ciência da Informação, na PUC Minas, Una e Estácio. Foi docente na pós-graduação lato sensu em Políticas Sociais Integradas na Estácio. Foi coordenador e professor na pós-graduação lato sensu em Comunicação Corporativa na PUC Minas. Experiência de 26 anos em diversas assessorias de comunicação nos setores privado e público, nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Atuou como jornalista nas rádios América e Itatiaia, de Belo Horizonte. Atualmente atua como Editor de Rádio e TV do TJMG e professor no curso de pós-graduação lato sensu em Comunicação Pública e Governamental da PUC Minas.
Hudson Wagner da Costa
Graduado em Letras, pós-graduado em Revisão de Textos, mestre em Língua Portuguesa. Graduado também em Teologia e graduando em Psicanálise. Trabalha como revisor de textos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais há 14 anos.
ATENÇÃO ÀS REGRAS
Podem participar todos os adolescentes trabalhadores da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom), além dos Jovens Parceiros, com idade de até dezoito anos, prestadores de serviço na 1° e 2° instâncias da capital e do interior.
Antes de enviar seu texto, escreva sua redação utilizando o Word, ou outro programa equivalente, com a fonte Arial, tamanho 12. Configure as margens do arquivo da seguinte forma: margens superior e direita medindo 3cm, margens inferior e direita medindo 2cm. Se, após fazer isso, sua redação tiver entre 20 e 30 linhas, então o seu texto está obedecendo os critérios para participação previstos no edital.
Não se esqueça que sua redação precisa ter título, ser inédita, original e de sua autoria. Caso contrário, você pode ser desclassificado. Você também não pode divulgar o seu texto antes do resultado final do Concurso.
Feito isso, é só voltar aqui no hotsite, na aba “inscrições”, entre os dias 01 e 10/09, preencher o formulário que ficará disponível nesse período, copiar o texto do arquivo em Word e colar no espaço destinado no formulário. Aí, e só enviar as informações e torcer!
MATERIAL DE APOIO
Conheça um pouco dos 150 anos de história do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, toda sua construção, na linha do tempo divulgada no site da Memória do Judiciário - MEJUD.
Esse material pode auxiliar na contrução da redação.
Acesse também o portal TJMG para conhecer a estrutura atual da instituição e todas as ações e programas que foram desenvolvidas nesses 150 anos de história.
Notícias sobre os 150 anos do TJMG
DICAS DE REDAÇÃO
Para auxiliar na confecção do seu texto, a Professora Marielle Del Rio traz dicas de língua portuguesa e redação.
Se ligue nas dicas e mande bem na sua redação.
E lembre-se, os interessados devem discorrer sobre o tema em um texto dissertativo-argumentativo levando em consideração as regras previstas no Edital 02/2023/DIRCOM, baseadas naquelas utilizadas na avaliação das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
No Instagram, a professora Mariele divulga outras dicas para melhorar sua escrita. Siga @professoramarielle
HISTÓRIA DO TJMG
Adriano da Silva Ribeiro, chefe de gabinete da presidência do TJMG conta como sua história se confunde com a do Tribunal de Justiça.
Ele já foi ASSPROM e hoje é servidor da casa, fala dos projetos desenvolvidos e valoriza todos os funcionários que aqui trabalham.
JUDICIÁRIO PARA TODOS
Conheça a história do Tribunal de Justiça de Minas Gerais sob o olhar do Juiz Sérgio Fernandes, Diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte.
As mudanças que aconteceram durante todo esse período de judiciário mineiro, a construção de uma justiça mais inclusiva, ética e acessível a todos.
Fique atento e pegue as dicas sobre o tema da redação do nosso concurso esse ano.
Sejam bem-vindos ao hotsite do 18º Concurso Artístico dos Adolescentes Trabalhadores do TJMG. O tema desse ano é "150 anos de história e desafios para o futuro".
As inscrições para o 18º Concurso Artístico dos Adolescentes Trabalhadores se encerraram dia 10 de setembro. Enquanto isso, divulgamos uma série de dicas para você ir preparando seu texto.
Serão considerados vencedores os três textos que atingirem nota máxima. O primeiro lugar será premiado com um iphone 14 e o segundo e terceiro lugares receberão um notebook cada.
Conheça o edital do concurso!