Divisoria_Relatorio_6meses.png
cabecalhos_relatorio_6meses_sustentabilidade.png

Tendo como parâmetro o princípio da sustentabilidade, que estabelece o combate ao desperdício de recursos financeiros, materiais e administrativos, o Núcleo Socioambiental do TJMG, nesta gestão, fortaleceu seu compromisso no estabelecimento de uma série de ações, para que o Judiciário mineiro se alinhe às principais diretrizes mundiais em prol da preservação do meio ambiente.

aspas_1topo_png.png

O primeiro semestre desta gestão foi atípico, pois enfrentamos uma realidade inédita, em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus, que exigiu do Tribunal de Justiça de Minas Gerais a adoção de medidas de isolamento social. Isso provocou a redução imediata no consumo de vários insumos, como água e papel. Nossa expectativa, com o retorno à normalidade das atividades, o que deverá acontecer em algum momento, ao longo de 2021, possamos coletivamente continuar contribuindo, por meio do Plano de Logística Sustentável (PLS), para dotar o Tribunal mineiro de práticas que minimizem os impactos socioambientais das atividades do Judiciário em Minas. Vamos intensificar a disseminação do conceito de sustentabilidade em toda a cadeia produtiva da instituição, buscando sensibilizar o público interno para a consciência de que pequenas atitudes são fundamentais para essa grande causa.

Desembargador Maurício Pinto Ferreira
Superintendente do Núcleo Socioambiental

aspas_2baixo_png.png

Dentro dessas premissas, está o Plano de Logística Sustentável do TJMG, que busca disseminar o conceito de sustentabilidade em toda a instituição e sensibilizar o público interno para o tema, conscientizando quanto à forma de aquisição de materiais e de consumo de insumos diversos, bem como o descarte dos resíduos.

Com as medidas adotadas pelo PLS, foi possível, de julho a outubro de 2020, no comparativo com o mesmo período de 2019, baixar o consumo de copos e embalagens descartáveis, gerando economia com esses insumos, e reduzir gastos com papel, telefonia fixa e móvel, energia, gasolina e diesel.

tabela_sustentabilidade_relatorio_6meses_CORRIGIDO-22_01.png