Divisoria_Relatorio_6meses.png
cabecalhos_relatorio_6meses_aceleracaoobras.png

Em continuidade ao Plano de Aceleração de Obras, iniciativa estratégica por meio da qual estão sendo construídos e reformados prédios do Judiciário em todo o Estado, dentro de uma acurada eficiência orçamentária e com destacada celeridade-, foram inaugurados três novos fóruns nesta gestão: os das Comarcas de Carmo do Rio Claro, Guaranésia e Miraí.

Além disso, de acordo com o juiz auxiliar da Presidência Jair Francisco dos Santos, 18 novas obras foram iniciadas nesta gestão: a reforma e ampliação do fórum da Comarca de Cachoeira de Minas e a construção dos novos fóruns de Abaeté, Araçuaí, Baependi, Barão de Cocais, Campanha, Espinosa, Francisco Sá, Guanhães, Ituiutaba, Manga, Natércia, Ouro Preto, Paraopeba, Pedro Leopoldo, Pompéu, São Romão e Três Corações.

Aceleracao de obras 1 - Guaranesia.jpg

Nos primeiros seis meses da atual gestão do TJMG, dez solicitações de contratações de obras foram registradas. A aquisição de 15 terrenos permitiu a construção de novas sedes do Judiciário ou a ampliação dos fóruns já existentes nas Comarcas de Andrelândia, Barbacena, Betim, Bom Despacho, Brasília de Minas, Caldas, Camanducaia, Campo Belo, Coração de Jesus, Medina, Monte Santo de Minas, Paraguaçu, Ponte Nova, Rio Casca e Santa Rita de Caldas.

“Em atendimento ao Plano de Logística Sustentável, o TJMG tem adotado medidas de eficiência energética. Uma das alternativas para melhorar o desempenho é buscar o aproveitamento dos potenciais de geração em suas próprias instalações, reduzindo a dependência e o custo relativo a fontes externas de energia”, acrescenta o juiz Jair Francisco dos Santos.

aspas_1topo_png.png

A Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial apresentou um ótimo desempenho no período, concluindo obras, licitando e iniciando outras. Além disso, foram adquiridos terrenos, equipamentos diversos e sistemas de energia fotovoltaica. Promoveu, também, a disponibilidade de espaços para novos Cejuscs. A equipe técnica de Engenharia, para o cumprimento das metas estabelecidas, atuou de maneira comprometida e responsável. Todavia, algumas dificuldades, alheias à vontade da Dengep, comprometeram parte dos resultados propostos, como a pandemia e, consequentemente, o desabastecimento de materiais no mercado. Apesar disso, obtivemos bons resultados.

Marcelo Junqueira
Diretor Executivo de Engenharia e Gestão Predial, em exercício

aspas_2baixo_png.png

A energia de diversas usinas fotovoltaicas poderá ser aproveitada, integralmente, nas unidades geradoras e, em caso de haver excedente, poderá ser direcionado para outros locais. Essas instalações deverão ser capazes de proporcionar uma redução na despesa com energia elétrica, o que pode viabilizar, em um prazo atrativo, o retorno do investimento despendido para sua implantação.

Desde julho de 2020, foram concluídas 20 instalações de usina solar fotovoltaica nos fóruns das seguintes comarcas: Bicas, Bonfim, Brasília de Minas, Brumadinho, Carmo da Mata, Itaguara, Itamonte, Iturama, Janaúba, Monte Azul, Nova Era, Ouro Fino, Piumhi, Rio Pardo de Minas, São João do Paraíso, Tarumirim, Visconde do Rio Branco e São Sebastião do Paraíso.

 

Gif-Aceleracao-De-Obras.gif

 

Ouça podcast com áudio do presidente Gilson Lemes e do diretor do foro de Guaranésia sobre inauguração do novo fórum da comarca:

 

Ouça podcast com áudio do presidente Gilson Lemes e da diretora do foro de Carmo do Rio Claro sobre a inauguração do novo fórum da comarca: