Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG recebe edição da Feira Cidadania Solidária especial do Dia das Mães

Expositoras e expositores participam de projetos sociais da PBH


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-1---Feira-Solidaria.jpg
Edição da Feira especial do Dia das Mães apresentou sugestões de presentes como bijuterias em crochê (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou, nesta segunda-feira (6/5), uma edição da Feira Cidadania Solidária especial do Dia das Mães, na área externa do Edifício-Sede. A ação é uma parceria do TJMG, por meio da Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom), com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e reúne artesãs, artesãos, empreendedoras e empreendedores atendidos pelos Projetos Sociais "Espaço Cidadania" e "Centro Público de Economia Solidária", da PBH.

Na edição especial, a feira contou com 37 expositoras e expositores, que comercializaram artesanatos como roupas, chinelos, bordados, bolsas, bijuterias, doces, aventais e panos de prato, roupas para crianças, artigos para pets, lingerie feminina, biscoitos, tapetes, plantas e objetos de decoração.

A Feira Cidadania Solidária continua nesta semana em outros dois locais do Tribunal: na quarta-feira (8/5), das 9h às 16h, no Anexo 1, na Rua Goiás, 229, no Centro; e na quinta-feira (9/5), das 9h às 16h, na Unidade do TJMG da Avenida Raja Gabáglia, 1.753, no Luxemburgo.

Not-2---Feira-Solidaria.jpg
A Feira Cidadania Solidária pode ser visitada nesta semana em outras duas unidades do TJMG (Crédito: Gláucia Rodrigues/TJMG)

Projetos sociais

Todos que participam da Feira Cidadania Solidária do TJMG integram os Programas Sociais Espaço Cidadania (PEC) e Centro Público de Economia Solidária, da PBH. O PEC promove a inclusão social e produtiva por meio da realização de feiras de artesanato e de ações formativas, com públicos vulnerabilizados. As artesãs e os artesãos são acompanhados para aperfeiçoamento profissional, fortalecimento da autoestima, promoção da cidadania, inclusão social, econômica e produtiva, visando a superação da situação de violência e de vulnerabilidade.

Já o Centro Público de Economia Solidária é uma iniciativa que incentiva a economia com a geração de trabalho e renda atrelada à inclusão social. As participantes e os participantes são orientados por princípios de reciprocidade e coletividade, da valorização dos produtos locais, do preço justo e da sustentabilidade, resguardando o respeito às relações de gênero, raça, etnia, religião, crença e preservação e cuidado com o meio ambiente.

Veja aqui outras fotos da Feira Cidadania Solidária, especial do Dia das Mães.