topos - paginas internas_Programa de Integridade.png

O Núcleo Técnico Especializado da Presidência (Nutec), vinculado ao Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, tem atuado no desenvolvimento de projetos estratégicos e estudos solicitados que potencializam o Planejamento Estratégico e a implantação da Agenda 2030 na instituição.

Uma das frentes de trabalho do Núcleo se refere ao Programa de Integridade, um dos mais reconhecidos do país. Como a cultura da integridade exige comportamentos e fortalecimento contínuo, aperfeiçoamento e constância, o programa está incluído no Planejamento Estratégico do TJMG, sendo ação prioritária da instituição, defendida pela Direção da Corte mineira. 

Além da atuação do Nutec na colaboração e cooperação técnico-estratégica da temática, em 2023 o programa recebeu um reforço: a criação do Centro de Controle, Transparência e Integridade (Ceconti), a quem competem os seus aspectos operacionais. 

Além da regulamentação do Processo Administrativo de Responsabilização, para apuração de atos irregulares previstos na Lei Anticorrupção, o Programa de Integridade contou com a construção de diversos documentos. 

Programa de integridade.png

Esses documentos foram amplamente discutidos no Tribunal, por grupos de trabalho especialmente criados para esse fim. Vários deles foram transformados em normativos publicados pela Presidência, lançados em eventos públicos e com suporte da Direção. 

Foram recorrentes as solicitações de órgãos públicos, de todo o País, para visitar o TJMG e conhecer seu Programa de Integridade, bem como ter acesso à documentação produzida e à metodologia implementada — para esse fim, inclusive, já foram celebrados diversos acordos de cooperação técnica.