53. Cabecalho - Gestao Predial.png

O Espaço de Convivência Antônio Luiz Garcia de Paiva, localizado no 2º andar do Edifício Sede, na capital, foi revitalizado e ganhou novo paisagismo, a fim de propiciar um local aprazível para o congraçamento do público interno do Tribunal mineiro. Também no 2º piso, foram inauguradas novas salas e espaço multiúso de apoio a magistrados, após uma ampla reestruturação do andar.

A fim de propiciar mais comodidade e segurança no atendimento a magistrados, servidores e colaboradores, foi inaugurada uma agência do Itaú Personnalité também no Edifício Sede. A instalação da unidade, iniciativa da Superintendência de Gestão Predial, foi acordada, em março de 2022, com a Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep) e a diretoria do banco Itaú. 

Em um gesto que visou oferecer mais privacidade e dignidade a magistradas, servidoras, colaboradoras e estagiárias lactantes, foi inaugurada uma Sala de Amamentação no anexo I da Unidade Goiás, em Belo Horizonte. Na mesma data, foi inaugurada uma sala da Gestão Predial na mesma edificação. 

GESTAO PREDIAL. Baixa. F Euler Junior.jpg

( Crédito : Euler Junior )

Campanhas 

Ao longo da gestão, várias campanhas de conscientização foram realizadas, com dicas sobre ar-condicionado e manutenção, funcionamento dos elevadores e período de chuvas; cuidados com o ambiente de trabalho e segurança patrimonial, especialmente com os equipamentos elétricos; orientação do uso de equipamentos elétricos, com ênfase na Rede TJMG para os períodos que antecedem feriados e recessos. 

Uma das campanhas focou a limpeza de banheiros, copas, gabinetes e demais dependências do prédio, incluindo uma pesquisa permanente de satisfação com os serviços de limpeza (por meio de QR Code). Outras mobilizações tiveram como foco a economia de água e energia e o uso obrigatório do crachá. A Gestão Predial atuou ainda com campanhas na Rede TJMG para prevenção de incêndios. 

Ações Coordenadas 

A Gestão Predial atuou ainda na supervisão subsidiária das equipes encarregadas das áreas de segurança, limpeza e copa, gerenciando e instruindo os respectivos empregados junto à Coordenação de Controle da Prestação de Serviços Gerais (Cosec). O foco de sua atuação se deu na promoção da harmonização, integração e eficiência nas atividades desempenhadas pelas áreas de segurança, engenharia, copa, serviços gerais e limpeza, estabelecendo diretrizes e metas de desempenho no Edifício Sede, bem como no Palácio da Justiça Rodrigues Campos. 

Como parte das atividades, figurou o atendimento ao público interno e externo prestando informações a respeito das dependências da edificação, e o acompanhamento das requisições de crachás para servidores, estagiários, advogados e visitantes. 

Melhorias e manutenção 

No período, a Superintendência de Gestão Predial acompanhou a realização de diversos trabalhos, gerenciando a manutenção das instalações prediais, para averiguação de necessidades de correções relativas a pinturas, instalações elétricas, hidráulicas e de marcenaria. Além dos serviços de limpeza realizados usualmente, foi a fachada e as áreas carpetadas do Edifício Sede foram higienizadas; foram ainda recompostas as calçadas de pedra portuguesa da Avenida Afonso Pena. 

Esforços foram empreendidos na coordenação dos projetos de melhorias na infraestrutura dos estacionamentos e na fiscalização do acesso de pessoas às dependências do Tribunal. Com objetivo de atender a pessoas com deficiência, foi dado início ao projeto de acessibilidade no auditório do Anexo I, na capital, com a previsão de implantação de um elevador externo. 

A gestão deu prosseguimento, ainda, à instalação de redutores de pressão das torneiras das pias dos banheiros das áreas comuns, objetivando a redução do consumo de água, iniciada em maio de 2022. 

Covid-19 

Até ser decretado o fim da pandemia, foram mantidas as medidas de prevenção contra a covid-19, diariamente, por meio de orientações para evitar a contaminação, reforçando-se as medidas de desinfecção das instalações e supervisionando-se o uso dos equipamentos de proteção pelos funcionários e usuários das instalações do Tribunal, conforme a Portaria 1.025/2020. 

Aspas 01.png

Ultimada mais uma etapa da sesquicentenária história do TJMG, a primeira palavra é de gratidão, pela oportunidade de servir a instituição, com a crença de que fizemos o nosso melhor. Somos todos servidores públicos, e o sentido da nossa vida profissional é nos colocarmos diuturnamente a disposição de todos, buscando sempre aprimorar aquilo que encontramos. Na nossa finita e limitada condição humana, sujeita a falhas e equívocos, deles não escapamos, mas nos trouxeram o aprendizado e a certeza de que hoje deixamos nossos postos com a consciência do dever cumprido, e a impressão de que de alguma forma contribuímos para algo de positivo. A segunda palavra é que reforçamos a ideia de que somente a união de todos pode engrandecer ainda mais o nosso amado Tribunal. E que Deus abençoe, proteja e inspire os novos dirigentes, auxiliares e colaboradores, e que estejamos sempre solícitos e disponíveis para o serviço.” 

Relatorio 22-24 Desembargador Raimundo Messias Junior- em baixa- Credito Euler Junior.jpg

( Crédito : Euler Junior )

Superintendente de Gestão Predial, desembargador Raimundo Messias Júnior

Aspas 02.png