
A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes implementou importantes melhorias no acompanhamento de carreiras do TJMG, ao longo da gestão.
Programa Servidor Integrado

( Crédito : Cecilia Pederzoli )
No âmbito da formação inicial dos servidores, houve duas edições do “Programa Servidor Integrado” (Serin) durante a gestão. O curso teve seu conteúdo atualizado para o desenvolvimento de competências iniciais e a incorporação dos valores institucionais do TJMG.
Na primeira edição do Serin, em 2022, participaram 1.147 servidores, todos aprovados. Em 2023, a segunda edição capacitou 28 servidores. No módulo Humanossocial, participaram 597 servidores, em duas edições: presencial em Belo Horizonte e a distância. No Módulo Institucional, 578 servidores acompanharam as atividades na modalidade a distância.
Dando seguimento à atividade inicial do Serin, os novos servidores participaram das Oficinas Jurídicas e Gerenciais realizadas nos Núcleos Regionais da Ejef, nas quais foram destacadas temáticas fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional nessa etapa da trajetória no TJMG.
Preparação para Aposentadoria
A preparação para a aposentadoria é parte fundamental do eixo de valorização de magistrados e servidores, uma vez que busca oferecer aos profissionais em diversas fases da carreira um espaço de reflexão sobre o significado de seu trabalho para a instituição e para a vida pessoal, auxiliando-os no planejamento dessa nova etapa.
O programa oferecido visa estimular a identificação do profissional com outros aspectos do convívio social, subsidiando a construção de novas metas de curto, médio e longo prazo e o comprometimento com elas. Destaca-se, ainda, a elaboração e publicação da Portaria Conjunta 1.544/2024, que implementa a iniciativa no Tribunal, em atendimento a diretriz do Conselho Nacional de Justiça.
Todas as edições do programa realizadas durante a gestão, na modalidade a distância, tiveram módulos, conteúdos textuais e videoaulas atualizados. Foram ofertadas, além disso, duas aulas remotas com atividades síncronas e a utilização de ferramentas de videoconferência. Uma das aulas ocorreu no início e a outra no fim do Programa, como forma de proporcionar maior interação e dinamismo na relação entre participantes e tutores.
Programa de Gestão por Competências
O Programa de Gestão por Competência tornou-se a principal política de gestão de pessoas do Tribunal. A iniciativa é desenvolvida no âmbito da Diretoria Executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep/Ejef) e gerida com relação aos seus subsistemas relacionados aos processos de gestão de pessoas.
A gestão de pessoas por competências procura identificar as competências institucionais e individuais, permitindo direcionar o foco das diversas ações dos subsistemas de gestão de pessoas para o desenvolvimento, aperfeiçoamento, monitoramento e avaliação das competências que podem impactar no alcance dos objetivos estratégicos.
Uma inovação da gestão foi a implementação da primeira etapa do projeto Sucessão por Competências, tendo como piloto a Diretoria Executiva de Informática (Dirfor).
Promoção vertical de servidores
Outra ação da gestão foi a conclusão e o início de dois editais de promoção vertical nas carreiras dos cargos de provimento efetivo do quadro de pessoal dos servidores do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais.