
Foram inúmeras as conquistas, melhorias e inovações ao Programa de Estágio no biênio. Apenas em 2023, quatro seleções públicas foram realizadas, com recursos próprios da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), sem auxílio de empresa organizadora de seleção pública.
O Edital 1/2023 selecionou estagiários de Graduação em Arquivologia, Biblioteconomia, Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, História, Letras e Museologia; o Edital 2/2023, estudantes de Pós-graduação em Direito Cível, Direito Criminal, Serviço Social e Psicologia, contemplando 20 comarcas; o Edital 3/2023, alunos de Graduação em Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Design Gráfico; e Edital 4/2023: Graduação em Arquivologia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Relações Públicas.
Em 2024, foi publicado o Edital 1/2024, para seleção pública de estagiários do TJMG, da capital e de 27 comarcas do interior. Ao todo, foram ofertadas 816 vagas para estudantes de graduação e pós-graduação, além da formação de cadastro de reserva.
Entre outros avanços no período, destaca-se o aprimoramento da gestão de vagas de estágio, cujo controle no sistema “Estagiários” passou a ser por setor, e não mais por comarca; o reajuste da bolsa de estágio e do auxílio-transporte; inovações no processo de seleção pública, incluindo melhoria no edital, propiciando agilidade nos processos de convocação e admissão de estágio.

( Crédito : Juarez Rodrigues )
Formação
Em relação à formação dos estagiários do Tribunal, foi desenvolvido o Itinerário Formativo do Estagiário, disponível online, que organiza uma carteira de cursos da Ejef acessíveis aos estagiários. Da mesma forma, os supervisores de estágio poderão, a partir do itinerário, incluir, nos planos de estágio, cursos que considerarem necessários à formação dos estudantes.
Sobressaem-se também a elaboração da “Política de Código de Conduta dos Estagiários do TJMG”, pelo juiz David Miranda Barroso; a apostila com orientações sobre práticas de secretaria na área cível e criminal disponibilizada na Biblioteca Virtual da Ejef; e o lançamento de novo curso preparatório para estágio.
Portal do Estágio
Foi lançado o Portal do Estágio na Rede TJMG, plataforma que possibilita o registro eletrônico da frequência pelos estagiários que atuam na capital e nas comarcas do interior, além de viabilizar a gestão e o controle da frequência diretamente pelos supervisores de estágio. Destaca-se ainda o desenvolvimento de painéis de controle de vagas de estágio, pelo Qlik Sense, que possibilita a visualização da situação das vagas de estágio autorizadas nas comarcas, além de permitir consultas diretas a esses dados, pela Direção da Ejef.