
Na gestão, várias ações foram implementadas, para promover não apenas a eficiência e a transparência do sistema judiciário, mas também para fortalecer os laços entre o Tribunal e a sociedade, por meio da Superintendência de Relacionamento com a Sociedade. Esse braço do Judiciário mineiro atuou como uma ponte vital entre a instituição e a comunidade.
Foram realizados encontros periódicos pelas comarcas do Estado, em conjunto com a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). Entre eles, destaca-se a Oficina Jurídica e Gerencial na comarca de Janaúba, em novembro de 2023, em que a atuação da Superintendência de Relacionamento com a Sociedade aproximou o poder público e a sociedade, por meio de conscientização e diálogo, buscando tornar o Judiciário mais acessível e compreensível para todos.

Nessas oportunidades, foram realizadas visitas às escolas e universidades locais, a fim de estabelecer uma conversa informal entre os integrantes do Poder Judiciário e os alunos e professores de diversas instituições de ensino. Graças a isso, foi possível compartilhar com os jovens estudantes algumas habilidades sociais e relacionais, bem como experiências da carreira judicante, e, consequentemente, preparar os futuros profissionais e cidadãos para um aproveitamento melhor de suas possibilidades.
As ações geraram impactos na vida dos jovens e de suas famílias, demonstrando, assim, o compromisso do Tribunal em atender às demandas da sociedade por um Judiciário mais presente e eficiente. Ademais, as parcerias estabelecidas com instituições de ensino e órgãos públicos, capitaneadas pela Superintendência de Relacionamento com a Sociedade, fomentaram a pesquisa jurídica e fortaleceram a confiança na jurisprudência e no sistema judicial como um todo.

“A Superintendência de Relacionamento com a Sociedade desempenha um papel fundamental no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, atuando como uma ponte vital entre a instituição e a comunidade que serve. Na gestão para o biênio 2022/2024 deste Tribunal, tornou-se ainda mais evidente a importância desse órgão, à medida que várias ações foram implementadas para promover não apenas a eficiência e a transparência do sistema judiciário, mas também para fortalecer os laços entre o Tribunal e a sociedade.”

( Crédito : Cecilia Pederzoli )
Superintendência de Relacionamento com a Sociedade, desembargador José Eustáquio Lucas Pereira
