
As ações da Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom) se distribuíram entre as áreas de imprensa, de relações públicas e de publicidade.
Nesta gestão, o Portal TJMG alcançou três vezes mais acessos que os registrados no biênio anterior. Em média, houve 363 mil visualizações diárias dos conteúdos. No período, foram produzidos mais de 5.600 informes sobre procedimentos judiciais, extrajudiciais, administrativos, eventos, campanhas e projetos de interesse dos públicos do TJMG, e cerca de 3 mil notícias sobre temas diversos afetos ao Judiciário mineiro.
Ainda com o objetivo de dar transparência a suas atividades, de 1º de julho de 2022 a 30 de abril de 2024, foram atendidas quase 3 mil demandas jornalísticas de meios de comunicação de todo o País e 543 matérias foram disparadas por e-mails para veículos e profissionais de comunicação com notícias sobre o Judiciário mineiro.
( Crédito : Glaucia Rodrigues )
Portal e Rede TJMG
Foi criada a página do sistema Eproc, com design limpo e conteúdo de fácil navegação, aprimorando a usabilidade. Para tornar mais objetiva a disposição das informações aos cidadãos, a página da Transparência foi reformulada, assim como as páginas da Conciliação, da Infância e da Juventude e da Memória do Judiciário Mineiro, que fornecem ao usuário uma experiência de navegação mais intuitiva e acessível.
O TJMG também atualizou sua intranet, a Rede TJMG. Entre as medidas para aprimorar esta ferramenta de trabalho do público interno estão o lançamento das páginas Atendimento ao Servidor, com as questões mais procuradas sobre assuntos funcionais, e Diárias de Viagem, e a reformulação das páginas Índice de Manuais, que facilita a busca de documentos, IPTs, manuais, cartilhas e tutoriais internos. Essas estruturas compõem as mais de mil páginas web do sítio eletrônico do TJMG.
Portal TJMG e atendimento à imprensa
De 1º de julho de 2022 a 30 de maio de 2024, foram publicadas mais de 3 mil matérias no Portal TJMG e foram disparados por e-mail, para profissionais e veículos de comunicação, aproximadamente 560 textos, entre releases e reportagens obre o Judiciário mineiro. Ainda com o objetivo de dar transparência a suas atividades, destaca-se também, no período, o atendimento a 2.911 demandas de jornalistas de todo o País.
Redes Sociais
A comunicação do TJMG por meio das redes sociais foi ampliada. Foram criados os perfis no LinkedIn, em fevereiro de 2023, e no TikTok, em dezembro de 2023. Para o Instagram e Facebook, foram criados os quadros: “Acontece nas Comarcas”, com foco em atividades realizadas nas comarcas do interior; “TJMG Indica”, com dicas de filmes, livros e séries que trazem o Direito como assunto ou pano de fundo; “Desvendando Precedentes”, que explica de forma simples e acessível as principais decisões dos tribunais, que servem de paradigma para apreciação de casos semelhantes; “Carta de Serviços ao Cidadão”, com informações sobre os serviços prestados pelo TJMG e as formas de acesso; “Ações e Programas TJMG”, que dá visibilidade a ações e programas promovidos pela instituição.
Além disso, os posts e stories de notícias e os stories de informes ganharam leiaute padronizado que valoriza a imagem da instituição.
Do início desta gestão até abril de 2024, foram publicados 2.260 posts e 3.421 stories no Instagram e no Facebook, além de 784 posts no X (antigo Twitter). No LinkedIn, desde a criação, em fevereiro de 2023, até abril de 2024, foram feitas 160 publicações. Já no TikTok, da criação do perfil até abril de 2024, foram 16 publicações.
O número de seguidores de cada perfil, em maio de 2024, está por volta de 58 mil no Instagram, 500 no TikTok, 32 mil no LinkedIn, 40 mil no Facebook e 20 mil no X (antigo Twitter).
Núcleo de rádio e TV
Em outubro de 2022, o Núcleo de Rádio e TV colocou em operação, oficialmente, uma das mais modernas centrais de produção, gravação, edição e transmissão de vídeo do Poder Judiciário nacional. Por meio dela, tornou-se possível veicular ao vivo sessões plenárias, audiências e solenidades realizadas no Auditório do Tribunal Pleno e em outras dependências do Edifício Sede do TJMG. Integrada ao estúdio de TV, a unidade possui tecnologia avançada de gravação profissional, podendo receber e enviar sinais digitais para qualquer destino, oferecendo um produto audiovisual de altíssima qualidade.
Também em outubro, foi lançada a TV TJ Minas, com programação diversa, dinâmica e focada no interesse público. A TV TJ Minas tem um canal próprio no YouTube, e por meio dela vem sendo possível dar mais visibilidade às múltiplas iniciativas do Tribunal de Justiça, bem como levar informações sobre temas afetos ao universo do Direito e do Poder Judiciário de todo o País, contribuindo para o exercício pleno da cidadania.
Em janeiro de 2023, a Rádio TJ Minas lançou o Tarde TJ Minas, o primeiro programa ao vivo da emissora oficial web do Judiciário mineiro. Com isso, a emissora, que está no ar 24 horas, ampliou sua programação, que já contava com duas edições do TJ Minas Notícias.
Foram postados 1.304 produtos no canal TV TJ Minas no YouTube: 91 programas Justiça em Questão, com exibição também na TV Justiça, com 55 entrevistas no estúdio da TV; 249 matérias e/ou reportagens para o JQ; 76 matérias e/ou reportagens para a TV Justiça; quatro programas Interlocução;164 matérias no quadro “Em Tempo” e 68 “Destaques da Semana”. Além disso, houve 54 transmissões de eventos e 543 edições do programa Jornal TJ Minas Notícias.
O portal Rádio TJ Minas recebeu postagens de 2.807 boletins, alcançando 88.681 acessos de 19.517 usuários. No respectivo canal no YouTube, foram exibidas 212 edições do programa radiofônico ao vivo (Manhã TJ Minas, Tarde TJ Minas e Melodia); 151 programas “Janela Jurídica” (gravado); e 75 “Estúdio” (também gravado).
Houve a produção, a edição e a transmissão de 360 boletins na Rede Nacional. o aproveitamento dos boletins em emissoras nacionais totalizam 24.464, somando 1482 rádios, em um total de 1.116 municípios e 819 horas de exposição.
As 133.951 inserções musicais abarcaram os estilos flashback, low, MPB, pop rock e samba. As comarcas que mais acessaram a Rádio TJ Minas, em número de ouvintes, foram: Belo Horizonte; Governador Valadares; Uberlândia; Montes Claros; Contagem; Juiz de Fora; Curvelo; Uberaba; Pouso Alegre e Betim.
Campanhas e peças gráficas
Por meio de sua Coordenação de Publicidade (Copub), a Dircom realizou no período 209 campanhas publicitárias, com elaboração de 7.455 peças gráficas e 27 identidades visuais. Foram diagramadas 120 publicações — manuais, cartilhas e livros, entre outras publicações.
Os temas das campanhas abordaram adoção; adolescentes trabalhadores; arrecadação de itens para doação; apoio a populações vulneráveis; Biblioteca Digital; certificação Agenda 2030; conciliação; comemorações; editais; exposições e eventos culturais; inclusão da pessoa com deficiência; informações, orientações, sistemas e outras ferramentas adotadas para a atividade-fim, a atividade-meio e o público interno, incluindo teletrabalhadores, gestantes e lactantes; iniciativas institucionais; inovação e tecnologia; integridade; planejamento estratégico; preservação da memória e história do judiciário; proteção de dados pessoais e segurança cibernética; prevenção e combate à violência doméstica; saúde; sustentabilidade; entre outros.
( Crédito : Glaucia Rodrigues )
Relações públicas e cerimonial
Ao longo da gestão, o Centro de Relações Públicas e Cerimonial da Diretoria Executiva de Comunicação (Cerp/Dircom) realizou 1.329 atividades de cerimonial, entre eventos na capital e no interior do Estado, apoio a eventos remotos, acompanhamentos do presidente do Tribunal e de seus representantes, receptivos a autoridades e eventos do TJMG Cultural. Foram também realizadas 304 ações do programa Conhecendo o Judiciário, direcionadas a alunos do ensino superior, médio e fundamental. Mais de 32 mil estudantes dessas faixas participaram das modalidades Universitários no TJ e Juízes vão às Escolas, de visitas orientadas e palestras virtuais. Foram elaborados, além disso, 13 planos de comunicação envolvendo ações de relações públicas e publicidade, cinco projetos de relações públicas e dez planejamentos de comunicação.
Conhecendo o Judiciário
Em 2024, dentro das programações para os 25 anos do Conhecendo o Judiciário, foram feitas turmas especiais voltadas exclusivamente para filhos de servidores e colaboradores e também para colaboradores do Tribunal. Apenas em 2023, a iniciativa reuniu mais de 12 mil participantes. Foram 19 visitas de juízes a escolas, com mais de 5 mil alunos atendidos; 85 visitas orientadas, com a participação de aproximadamente 4 mil alunos; quatro visitas no TJ Sênior, com 130 participantes; e 53 visitas de universitários ao TJ, com cerca de 2.750 estudantes atendidos.
Pesquisa realizada pelo Cerp, no segundo semestre de 2023, com 364 participantes, apontou que 99,5% deles recomendariam a atividade para outras escolas, faculdades e instituições.

“Ao término da gestão 2022/2024 da atual direção do TJMG, alcançamos ótimos resultados e colhemos diversos frutos com muito êxito. Em sua missão institucional, a Superintendência de Comunicação Institucional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais conseguiu realizar o acompanhamento de uma comunicação pública de qualidade, acessível e com transparência, mantendo informados os magistrados, servidores e os cidadãos sobre os trabalhos do Judiciário Mineiro. Conseguimos aumentar a credibilidade do nosso Tribunal de Justiça, melhorar a sua imagem frente à comunidade e a outros órgãos, assim como aumentar o seu rendimento. Com o trabalho do melhor time de profissionais, a nossa equipe conseguiu um excelente desempenho, sempre engajada com os objetivos da Instituição. Aumentamos a sensação de pertencimento e de identificação do servidor com a Instituição, sendo certo que os colaboradores darão o seu melhor e buscarão progressos, advindo melhoras também no clima organizacional. Com os canais de comunicação abertos, novas possibilidades surgiram de mostrar qualidades e apontar melhorias em todas as áreas da Instituição. O reconhecimento da importância da atividade jurisdicional e a governança participativa, adotados pela atual gestão, contribuíram para o aprimoramento do Tribunal de Justiça. Assim, a Superintendência de Comunicação Institucional manteve durante esses dois últimos anos uma relação de clareza e de respeito com os profissionais das áreas na cobertura da agenda do Judiciário mineiro.”

( Crédito : Juarez Rodrigues )
Superintendente de Comunicação Institucional, desembargador José Américo Martins da Costa
