Cabecalho - TJMG Cultural.png

O TJMG Cultural foi instituído como programa da Presidência, nesta gestão, a fim de inserir mais arte no dia a dia do Judiciário mineiro, por meio da realização de eventos artísticos, literários, culturais e de lazer para os públicos interno e externo da institucional. O surgimento do programa representou a revitalização do Espaço Sociocultural do TJMG.

Mais que um ambiente físico, o Espaço Sociocultural é um programa da Casa que reúne diversas iniciativas: o Cineclube TJ, o Intervalo Cultural, exposições de arte e eventos literários culturais e de lazer, tendo como local de realização espaços distintos do Judiciário mineiro, como a Galeria de Arte do TJMG, localizada no Edifício Sede, e a do Fórum Lafayette, no Barro Preto. A partir da revitalização, a expectativa é que surjam importantes parcerias com instituições e equipamentos culturais da capital mineira. 

Galeria de Arte TJMG 

As atividades do TJMG Cultural foram iniciadas com exposição da artista plástica Yara Tupynambá, na Galeria de Arte do TJMG, localizada no saguão do Edifício Sede da Corte mineira, em Belo Horizonte. As obras foram expostas em fevereiro e abril de 2023 e receberam mais de 1,2 mil visitantes. Na sequência, foi realizada, no espaço, exposição do artista plástico Fernando Velloso, em maio e junho, reunindo 50 obras. 

Em 2 de maio de 2023, o TJMG abriu um edital para selecionar trabalhos para exposição na Galeria de Arte. Um total de 49 artistas apresentou propostas ao chamamento público para exposição de arte temporária, tendo sido selecionados, pelo Conselho Curador do espaço, Andreia Aparecida Silva Donadon Leal e Paulo Carvalho Ferreira. As obras foram expostas nos meses de julho e outubro de 2023, respectivamente. 

Ainda em julho de 2023, a galeria recebeu a exposição Tuhut – Arte e Inclusão Em Rede, quando foram expostas 15 fotos de indígenas da etnia Maxakali, de autoria de Cecília Pederzoli, fotógrafa da Gerência de Imprensa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e peças indígenas. No primeiro semestre de 2024, foram realizadas as exposições dos artistas Leopoldo Martins, com 35 esculturas, e Paulo Laender, com 66 obras, entre pinturas, gravuras e esculturas. 

TJMG Cultural - Galeria de Arte - baixa - fotoTJMG Cultural - Galeria de Arte - baixa - foto Cecilia Pederzoli _2_.jpg

( Crédito : Cecilia Pederzoli )

Intervalo Cultural 

O Intervalo Cultural trouxe artistas à Sede do TJMG a cada quinze dias, sempre às sextas-feiras, no horário do almoço. Com a inauguração do paisagismo do Espaço de Convivência, no 2º andar, a iniciativa ganhou a edição Fim de Tarde, que passa a apresentar música instrumental, também  quinzenalmente, às 17h30. O Intervalo Cultural objetiva aproximar a instituição da comunidade, por intermédio da arte, com apresentações periódicas de música, dança e teatro, entre outras manifestações. 

TJMG Cultural - Intervalo Cultural - baixa - foto Cecilia Pederzoli _2_.jpg

( Crédito : Cecilia Pederzoli )

Feira Solidária 

Foram ainda realizadas edições mensais da Feira Solidária em diferentes unidades do Judiciário mineiro, na capital. A iniciativa é resultado de parceria entre o TJMG e a Prefeitura de Belo Horizonte, e tem por objetivo contribuir para promover a inclusão social e produtiva na capital mineira. O grupo de expositores é formado por artesãos e empreendedores atendidos pelo programa Espaço Cidadania e pelo Centro Público de Economia Solidária, projetos sociais da PBH. 

Em agosto de 2023, o Centro de Relações Públicas e Cerimonial da Diretoria Executiva de Comunicação (Cerp/Dircom) realizou pesquisa junto a 58 expositores, quando foi revelado que quase 30% deles têm a feira como principal fonte de renda. 

TJMG-Cultural---Feira-solidaria---baixa---foto-Glaucia-Rodrigues-_2_.JPG

( Crédito : Glaucia Rodrigues )

Cineclube TJ

O Cineclube TJ comemorou 20 anos de criação em 2023, tendo realizado, ao longo da gestão, edições mensais e duas edições especiais com audiodescrição. A iniciativa une a exibição de filmes à discussão sobre os temas abordados pelas películas.