Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG realiza Oficina Jurídica e Gerencial em Pouso Alegre

Atividade reuniu magistrados, assessores, gestores e servidores nesta sexta-feira (23/9)


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef/TJMG), realizou nesta sexta-feira (23/9) a Oficina Jurídica e Gerencial em Pouso Alegre, região Sul do estado. A superintendente adjunta da Ejef/TJMG, desembargadora Lílian Maciel, representou o 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e superintendente da Ejef, desembargador Renato Luís Dresch, no evento. 

A atividade reuniu magistrados, assessores, gestores e servidores empossados no núcleo regional da Ejef/TJMG de Pouso Alegre, com o objetivo de debater e analisar temas do Direito, gerenciais e humanossociais, possibilitando a troca de conhecimento e experiências para o constante aprimoramento jurídico e gerencial da equipe. 

Not---Oficina-EJEF-Pouso-Alegre.jpg
Ação foi realizada nesta sexta-feira (23/9) em Pouso Alegre (Crédito: Divulgação/TJMG)

Durante a solenidade de abertura participaram, além da superintendente adjunta da Ejef/TJMG, desembargadora Lílian Maciel, o juiz auxiliar da 2ª vice-presidência, Carlos Márcio Macedo; o juiz da Vara Única da Comarca de Cristina, Fábio Moreira Arantes; o diretor executivo da Diretoria Executiva de Gestão da Informação Documental do TJMG (Dirged), Fernando Rosa; e a diretora executiva em exercício da Diretoria Executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep), Lorena Assunção Bellezza Colares. 

Conteúdo

O evento contou com palestras e oficinas. Durante a etapa gerencial, foram abordados temas relacionados à gestão de processos e pessoas. O assunto foi tratado por meio de apresentação realizada pelo juiz Fábio Moreira Arantes e mediada pelo juiz auxiliar da 2ª vice-presidência, Carlos Márcio Macedo.

Mais tarde, os presentes foram divididos em dois grupos. No primeiro deles, magistrados e assessores participaram da oficina jurídica que tratou sobre a judicialização da saúde. A atividade foi ministrada pelo juiz federal Clênio Schulze. 

Já os servidores participaram da oficina Etapa Humanossocial, preparada pelo servidor da Comarca de João Monlevade, Gilberto Alves Rodrigues, e pela coordenadora da Coordenação de Desenvolvimento Humanossocial, Marília Miranda de Almeida.

not-visitaescolas-pousoalegre-esta.jpg
Alunos de escolas de Pouso Alegre participaram de ações do projeto Conhecendo o Judiciário (Crédito: Divulgação/TJMG)

Conhecendo o Judiciário

Também em Pouso Alegre, alunos de quatro escolas públicas do município participaram de ações do Conhecendo o Judiciário – Justiça vai à escola, projeto do TJMG idealizado pela Diretoria Executiva de Comunicação Institucional.

Entre quinta-feira (22/9) e sexta-feira (23/9), desembargadores e juízes ministraram palestras motivacionais aos alunos. As visitas foram nas escolas estaduais Doutor José Marques de Oliveira e Vinicius Meyer, e nas escolas municipais Antônio Mariosa e Pio XII. 

A iniciativa contou com a participação da superintendente adjunta da Ejef, desembargadora Lílian Maciel; do desembargador Marcos Flávio Lucas Padula; do desembargador Alberto Deodato; do desembargador Osvaldo Firmo; do juiz auxiliar da 2ª vice-presidência, Carlos Márcio Macedo; e juízes da comarca de Pouso Alegre. 

O projeto tem como objetivo apresentar a estrutura e o funcionamento da Justiça em linguagem simples e acessível. Entre as ações estão visitas às escolas, ao TJMG e aos fóruns das comarcas do estado. As atividades contemplam estudantes, grupos de terceira idade e integrantes de grupos organizados da sociedade civil.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial