Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG participa do 1º Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário

Evento foi organizado pelo TRF-1, CNJ e STF, entre outras instituições


- Atualizado em Número de Visualizações:
not-bibliotecasjudiciario.jpg
Evento reuniu integrantes de diversos órgãos do Judiciário (Crédito: Divulgação/TJMG) 

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais participou, nos dias 16/3 e 17/3, do 1° Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário (1º Enabijud), que teve apoio e organização do TRF-1, CNJ e STF, dentre outras instituições. O encontro foi realizado no Centro de Treinamento da Justiça Federal (Centrejufe), em Brasília.

Os representantes do Judiciário estadual mineiro, designados pela 2º Vice-Presidência do TJMG, foram o gerente de Jurisprudência, Biblioteca e Publicações Técnicas (Gejur), Thiago Doro, a coordenadora da Coordenação de Biblioteca (Cobib), Rafaela Giboschi, e a analista judiciária e bibliotecária Denise Moreira.

not-biblio-tjmg1.png
Representantes do TJMG designados pela 2ª Vice-Presidência participaram do encontro, realizado no Centrejufe, em Brasília (Crédito: Divulgação/TJMG)

O evento contou com palestras diversas, com o objetivo de discutir o papel atual das bibliotecas jurídicas no acesso à informação doutrinária, legislativa e jurisprudencial, bem como na organização e gestão do conhecimento das instituições que representam.

Foi abordada ainda, de forma ampla, o uso de ferramentas de inteligência artificial (como o CHAT GPT) para apoio nas atividades dos bibliotecários jurídicos para a organização dos repositórios institucionais.

O 1.º Enabijud teve a participação de mais de 200 bibliotecárias, bibliotecários, servidoras e servidores do Poder Judiciário e foi dividido em quatro eixos: Gestão, Biblioteca Digital, Memória e Agenda 2030 e Inovação.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial