Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente do TJMG participa do Congresso da Magistratura Mineira

Evento é realizado pela Associação Mineira de Magistrados e termina na sexta-feira (2/12)


- Atualizado em Número de Visualizações:
not-amagis-mesa.jpg
Evento é realizado no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, participou nesta quarta-feira (30/11) do primeiro dia do Congresso da Magistratura Mineira, evento realizado pela Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis). O evento, que se encerra na sexta-feira (2/12), tem como tema “Magistratura, Democracia e Responsabilidade Social”.

Também estiveram presentes o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas, e o 2º vice-presidente, desembargador Renato Luís Dresch.

not-amagis-luiscarlos-velloso-presidente1.jpg
O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, o ministro Carlos Velloso e o presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho, na abertura do congresso  (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

A conferência de abertura foi proferida pelo ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Mário da Silva Velloso, homenageado pela Amagis.

O Congresso conta com apoio institucional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), entidade ligada ao TJMG, e da Prefeitura de Belo Horizonte.

Para o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas, "todo evento que tem como finalidade promover a união de juízes e desembargadores, da ativa ou aposentados, é de grande relevância. É um evento agregador, promovido por uma das mais importantes entidades de classe da magistratura". 

Palestra de abertura

O presidente da Amagis, Luiz Carlos Rezende e Santos, afirmou que a entidade se preparou por quase um ano para a realização do evento.

"A magistratura mineira é composta de colegas eméritos, que atuam na primeira e na segunda instância, respeitando o passado, firmes no presente e sonhando com o futuro", disse.

Ele celebrou a realização do evento. "Este é o primeiro Congresso da Magistratura Mineira, evento que fará parte do calendário anual da magistratura mineira. Outros congressos virão", garantiu. 

O presidente da Amagis agradeceu o apoio dos Tribunais de Justiça, Militar, Eleitoral e Regional Federal da 6ª Região.

not-amagis-vilasboaseluiscarlos.jpg
O 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas, compôs a mesa de abertura, ao lado do juiz Luiz Carlos Rezende e Santos (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

Presenças 

Também estiveram presentes o vice-governador do Estado de Minas Gerais, Paulo Brant; a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargadora Mônica Sifuentes; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Maurício Torres Soares; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, desembargador Rúbio Paulino Coelho; e o ex-presidente da Amagis e do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, além de representantes de outras entidades e magistrados da primeira e segunda instância de vários tribunais. 

Prêmio de Jornalismo 

Um dos destaques do evento foi a entrega do Prêmio Amagis de Jornalismo 2022, que premiou jornalistas mineiros nas categorias Internet, Sites e Blogs, Rádio, Reportagem de TV, Jornal Impresso, Fotojornalismo, e Jornais do Interior.