Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Jovens participam de última corrida do ano em projeto criado por juízes de BH

"Corre Legal" contribui para reeducação social e envolve adolescentes entre 15 e 21 anos


- Atualizado em Número de Visualizações:
not---Corrida.jpg
Equipe com magistrados, voluntários, professores e adolescentes das unidades dos Centros Socioeducativos de BH participam de treino de corrida (Crédito: Divulgação/TJMG)

Adolescentes em conflito com a lei irão participar, nesta quinta-feira (1/12), de uma competição de corrida em Belo Horizonte, juntamente com familiares, professores, atletas com deficiência visual e preparadores físicos que acompanham os jovens nos treinamentos. Os jovens integram o Projeto Corre Legal, criado por juízes da Vara Infracional da Infância e Juventude da capital, com a intenção de utilizar o esporte como meio de reeducação social.

É a última competição do ano de que os jovens participam. A disputa será realizada no Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os atletas amadores têm idade entre 15 e 21 anos e cumprem medidas de internação nos Centros Socioeducativos Dom Bosco, Andradas e Santa Terezinha. A iniciativa executa as medidas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Segundo a juíza Andrea Mol, do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional de Belo Horizonte (CIA-BH) e coordenadora do "Corre Legal", projetos destinados a esses jovens têm papel importante no trabalho de reeducação social. "Iniciativas como o Corre Legal são pautadas nos valores do esporte, da disciplina, do respeito e da organização", disse.

A magistrada ressalta que é exatamente nesse período psicossocial de recuperação, de retomada da autoestima e de construção de novos caminhos que o adolescente em conflito com a lei necessita de auxílio, de limites e de responsabilização.

Uma equipe de assessoria esportiva realiza, desde agosto de 2021, os treinamentos com os jovens duas vezes por semana, incluindo atividades externas e internas na quadra de esportes dos centros de recuperação.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
TJMG - Unidade Fórum Lafayette

(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial