
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Edésio Fernandes (Ejef), iniciou, nesta quarta-feira (19/3), a edição 2025 do curso "Formação de Formadores (Fofo) – Nível 1 – Módulo 1", destinada a desembargadores e juízes. A primeira turma é composta por cerca de 30 alunos e o objetivo é capacitá-los para se tornarem professores na formação de novos magistrados.
O conteúdo do curso, que segue até dia 21/3, inclui o desenvolvimento da formação de magistrados; a docência no contexto da magistratura; as diretrizes pedagógicas da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam) e o processo de ensino orientado para o desenvolvimento de competências; o planejamento da aula – organização do trabalho pedagógico; as especificidades do ensino e da aprendizagem; e a análise do trabalho docente a partir de princípios pedagógicos.
Docentes
A ação educacional está sendo ministrada pelo juiz do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) Fábio Penezi Póvoa, que é formador da Enfam e especialista em Direito da Criança e Adolescente e em Gestão Pública com ênfase em Processo Civil; pelo diretor presidente do Grupo Educando para a Vida e responsável pela formação inicial de Magistrados na Enfam, Fernando de Assis Alves, que é especializado em Gestão Pública e Sociedade, mestre em Educação e Comunicação e doutorando em Educação; e pelo juiz federal Vladimir Santos Vitovsky, titular da 9ª Vara Federal de Execução Fiscal do Rio de Janeiro e coordenador do curso de Formação Inicial e de Aperfeiçoamento para fins de Vitaliciamento de Magistrados da Enfam, que é mestre em Direito e doutor em "Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI" pela Universidade de Coimbra.
Segundo o juiz Fábio Penezi Póvoa, o "Fofo – Nível 1 – Módulo 1" busca apresentar estratégias da formação profissional com elementos pedagógicos que trabalham o aperfeiçoamento do magistrado, para que, na prática profissional, possa implementar o que foi aprendido.

"Traremos aqui técnicas que vinculam e estimulam essa experiência do aprendizado e da assimilação de conteúdo baseadas em neurociência, interdisciplinaridade e humanismo, que são pilares centrais da nossa escola nacional. Nossos colegas aqui de Minas, quando forem trabalhar na formação de novos juízes ou com juízes já de carreira, poderão implementar estratégias que tragam à tona o melhor aproveitamento e, no final das contas, uma melhor prática jurisdicional para a sociedade", disse.
O juiz federal Vladimir Santos Vitovsky falou sobre o diferencial da ação educacional estruturada pela Enfam: "Trazemos uma perspectiva diferente, com mudança de paradigma, em que o protagonismo é do aluno. É uma metodologia extremamente prática, focada em uma aprendizagem de adultos e prática profissional. As metodologias não são meramente expositivas, mas são dinâmicas, ativas, com estudos de casos, simulações, brainstorming e outras estratégias mais envolventes e com maior participação dos estudantes. É uma aprendizagem colaborativa, de compartilhamento, de trocas entre todas e todos."
Expectativas
Entre os alunos da primeira turma está o superintendente de Tecnologia e Informação do TJMG, desembargador André Leite Praça, que disse estar ansioso pela formação: "O desembargador Saulo Versiani [2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef] me estimulou e mostrou todas as vantagens e ganhos que podemos ter com essa participação, ao conhecer novas ideias e debater com pessoas que tenham uma formação já constituída. Isso me animou e estou com muita disposição para ouvir e aprender."

O desembargador do TJMG Fábio Torres também falou sobre a satisfação em poder participar do curso. "Ter essa oportunidade de fazer esse curso aqui em 'casa', em Belo Horizonte, é maravilhosa. É um presente que o desembargador Saulo proporcionou a todos os magistrados mineiros, pois facilita a presença", afirmou.
Outro aluno é o superintendente adjunto da Ejef, desembargador Maurício Pinto Ferreira, que destacou a importância do Fofo para os magistrados: "Ministrado pela Enfam, essa ação nacional é imprescindível e nos orienta quanto ao conteúdo programático, manutenção e sistemas de aula. Como alunos, vamos aprender técnicas novas e nos alinhar aos ensinamentos e às metodologias da Enfam. Para a Ejef, isso é essencial."
Uma nova turma do curso "Fofo – Nível 1 – Módulo 1" está prevista para os dias 7, 8 e 9/5 de 2025, para atender aos magistrados que não puderam participar da primeira turma. "Isso se deve à parceria entre a Ejef e a Enfam, que vai trazer essa nova turma em moldes bem semelhantes, para atender aos que não puderam participar desta vez", informou a gerente de planejamento e desenvolvimento pedagógico da Ejef, Inah Maria Szerman Rezende.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial