Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Magistrados do TJMG são homenageados pela PMMG

Desembargadores Marcos Henrique Caldeira Brant e Paulo Tamburini participaram da comemoração do "jubileu de prata" da 2ª RPM


- Atualizado em Número de Visualizações:

Os desembargadores Marcos Henrique Caldeira Brant e Paulo de Tarso Tamburini Souza, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, foram homenageados, nesta quinta-feira (25/5), pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), no aniversário de 25 anos da 2ª Região de Polícia Militar (2ª RPM), “A Guardiã Metropolitana Oeste”. 

Not---Homenagem-da-PM-aos-desembargadores-Caldeira-Brant-e-Tamborini.jpg
Desembargador Paulo Tamburini, desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, coronel Wagner Alan de Mattos e a esposa, Juliana de Mattos, servidora do TJMG ( Crédito : Divulgação/TJMG )

A solenidade de “jubileu de prata” da 2ª RPM foi realizada em um espaço de eventos em Contagem, com a presença do alto oficialato da PMMG, entre os quais o Chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Marcelo Ramos de Oliveira, o Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, e todos os coronéis Comandantes Regionais. Houve apresentação musical da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais. Estiveram presentes também representantes dos veteranos militares, instituições civis e autoridades do Legislativo e Executivo.

Minas Gerais é dividida em 19 Regiões de Polícia Militar (RPMs), uma divisão administrativa para melhor gerir o policiamento no Estado. Cada uma delas engloba diversos municípios, e é comandada por um Coronel. A 2ª RPM, com sede em Contagem, é responsável pelo policiamento ostensivo em 18 municípios da Região Metropolitana Oeste de Belo Horizonte, e é marcada por uma extensa zona rural e por cidades com um parque industrial robusto, de elevada representatividade da indústria de Minas, como Betim e Contagem. Conta com um efetivo de 3.200 militares e guarnece uma população de mais de 2 milhões de pessoas, distribuídas em uma área de 4,5 mil km².

Not---Homenagem-da-PM-aos-desembargadores-Caldeira-Brant-e-Tamborini3.jpg
Desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, ao receber a homenagem do coronel Wagner Alan de Mattos (Crédito: Divulgação/TJMG)

O comandante da 2ª RPM, coronel Wagner Alan de Mattos, agradeceu ao apoio que sempre recebeu do comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, e de todo o alto comando da PMMG na condução das ações. Ele frisou que o contínuo decréscimo nos índices de criminalidade na região se deve em grande medida à sólida base que foi construída pelos comandantes que o antecederam, e ressaltou também o profissionalismo e árdua dedicação de seus comandados.

"Todos os dias quando olho para a Galeria de fotos dos Ex-Comandantes, a minha responsabilidade aumenta diante dos feitos realizados antes de minha chegada. Hoje, olhamos para trás e vemos todas as conquistas e realizações que foram obtidas ao longo desses anos", ressaltou o coronel Wagner Alan de Mattos.

Not---Homenagem-da-PM-aos-desembargadores-Caldeira-Brant-e-Tamborini1.jpg
Momento em que o desembargador Paulo Tamburini é agraciado (Crédito: Divulgação/TJMG)

 “Somos parte de uma engrenagem e a energia realizadora de cada um aqui presente se traduz na eficácia e eficiência de nossa prestação de serviços. Somos 3.200 policiais militares, homens e mulheres, que saem todos os dias de suas casas para defender a sociedade mineira que circula, trabalha, reside, gera riqueza e presta serviços nessa porção territorial tão complexa e grandiosa. Temos a certeza de que é nossa obrigação buscarmos sempre a melhoria e a superação das dificuldades, sempre com o suporte de uma tropa preparada para o enfrentamento das adversidades, que rondaram e rondam a nossa 2ª Região de Polícia Militar”, acrescentou.

 

Para homenagear os militares que, representando toda a tropa da região, colaboraram para que resultados expressivos de redução criminal fossem atingidos, foi entregue o Troféu Guardião Metropolitano Oeste – Edição Especial Jubileu de Prata. 

Já a Moeda Comemorativa Jubileu de Prata da Segunda Região foi instituída com o objetivo de agradecer as autoridades, colaboradores e militares que contribuem para o engrandecimento da PMMG, especialmente no âmbito da 2ª RPM.

 

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial