Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Desembargador do TJMG participa do programa "Anatomia do Poder"

Desembargador Rogério Medeiros discutiu temas atuais do Judiciário nacional com o jurista Ives Gandra Martins


- Atualizado em Número de Visualizações:

O desembargador Rogério Medeiros, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), participou do programa “Anatomia do Poder”, apresentado pelo jurista, advogado, professor e escritor Ives Gandra Martins. O programa foi ao ar no dia 24/9 no canal católico Rede Vida.

No programa, o desembargador Rogério Medeiros e o jurista Ives Gandra debateram temas atuais do Judiciário nacional, como ativismo jurídico, autoritarismo, riscos da politização da Justiça e a possibilidade de voto secreto nas decisões dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Not---A-justica-brasileira---Anatomia-do-Poder-c-des.-Rogerio-Medeiros-e-Ives-Gandra..jpg
O jurista Ives Gandra, apresentador do programa, e o desembargador Rogério Medeiros debateram sobre ativismo jurídico, autoritarismo, riscos da politização da Justiça e a possibilidade de voto secreto nas decisões do STF (Crédito: Reprodução Internet)

 

O desembargador, que também é professor universitário e autor de diversos livros (entre eles, “Constituição, Democracia e Desenvolvimento, com Direitos Humanos”), defendeu que qualquer decisão jurídica esteja obrigatoriamente embasada na Constituição e reafirmou sua posição humanista. “Não se pode trabalhar no Direito sem considerar os princípios da dignidade das pessoas, igualdade, justiça e liberdade de pensamento e expressão”, disse.

Natural de São João del-Rei, o desembargador Rogério Medeiros também lembrou que sua opção pelo Direito foi influenciada pela própria história da cidade, suas tradições religiosas e pelas grandes figuras públicas que lá nasceram. O desembargador agradeceu ao jurista Ives Gandra Martins pelo convite para participar do programa. “É uma enorme satisfação estar aqui, tamanha a minha admiração que tenho pela sua figura humana, e também pela figura do jurista e literato, e muito me honra nossa amizade”, frisou.

O programa “Anatomia do Poder” está no ar há mais de 11 anos. O jurista Ives Gandra Martins é considerado um dos expoentes do conservadorismo brasileiro.