Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Audiência pública trata de direitos de pessoas em situação de rua em Ipatinga

Evento foi realizado nesta quinta-feira (30/3) no Fórum da cidade


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Núcleo de Voluntariado e do Comitê Pop Rua/Jus, promoveu nesta quinta-feira (30/3), em Ipatinga, audiência pública sobre “Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua”.

O evento tratou do acesso à Justiça pelas pessoas em situação de rua das regiões do Vale do Aço e Vale do Rio Doce e temas como o reforço e efetividade dos procedimentos e processos judiciais, além da cooperação administrativa entre instituições em favor dos direitos e garantias dessas pessoas.

not----Audiencia-publica-em-Ipatinga--3--.jpg
Audiência pública foi realizada nesta quinta-feira (30/3), no Fórum de Ipatinga (Crédito: Divulgação/TJMG)

A audiência foi conduzida pela superintendente do Núcleo de Voluntariado do TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, e pela juíza Cláudia Helena Batista, coordenadora do Comitê Pop Ruas/Jus.

Durante a ação, que teve por objetivo a busca por formas concretas de ações por parte da rede de intersetorial composta por entidades públicas e privadas dedicadas ao enfrentamento da situação, foram ouvidos representantes e  pessoas em situação de rua de municípios da região. Foram apresentadas experiências vividas por essas pessoas  e sugeridas melhorias em temas como condições de higiene e alimentação dos estabelecimentos de acolhimento. 

A superintendente do Núcleo de Voluntariado do TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, destacou a importância da realização da audiência pública diante da presença de todos os interessados na temática. Segundo ela, a iniciativa tem como objetivo "dar voz e vez às pessoas em situação de rua para manifestarem e trazerem demandas e percepções dos seus interesses”.

not----Audiencia-publica-em-Ipatinga.jpg
Evento foi promovido em Ipatinga, na região do Vale do Aço (Crédito: Divulgação/TJMG)

O Comitê Pop Rua/Jus é um órgão consultivo e deliberativo, de caráter colegiado, orientado pelos preceitos do programa permanente “Rua do Respeito'', formalizado pelo Acordo de Cooperação Técnica - ACT nº 055/2020 e pela Lei estadual nº 20.846, de 6 de agosto de 2013, e tem por finalidade propor o planejamento estratégico e desenvolver projetos e planos de trabalho, no âmbito do TJMG, relativos à Política Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades.

Presenças

Também participaram da audiência a juíza diretora do Foro da Comarca de Ipatinga, Josselma Lopes da Silva Lages; o promotor de Justiça Francisco Ângelo Silva Assis; a defensora pública Izabela Nogueira Lopes, coordenadora local da Defensoria Pública de Minas Gerais; e a advogada Letícia Godinho, representante da Associação Mineira de Municípios (AMM). 

A próxima audiência pública sobre “Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua” está prevista para 19 de abril, em Montes Claros, no Norte de Minas.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial