Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG apoia a campanha Dezembro Laranja

"Não espere até sentir na pele"


Publicado em 01 de Dezembro - 2022Número de Visualizações:

Entramos no mês de dezembro e, em alguns dias, começa o verão.

Antes que ele chegue, é importante reforçar o alerta sobre os cuidados com a pele.

O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos dessa doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa; porém, seus números são muito altos.

A campanha Dezembro Laranja, criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), traz a seguinte mensagem para este ano: “Não espere até sentir na pele”.

A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células da pele. Essas células se dispõem em camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele, e são registrados 8,4 mil casos anualmente.

Acompanhe as publicações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que disponibiliza a calculadora de risco. Basta preencher os dados e você saberá se é um paciente de risco para desenvolver a doença, e o Quiz, que é um teste para descobrir se você é distraído, ligado ou cuidadoso com a sua pele.

Informe-se! Previna-se!

*