Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Conhecendo o Judiciário

Atividades destinadas a estudantes, grupos de terceira idade e demais grupos organizados da sociedade civil no Tribunal de Justiça de Minas Gerais


Publicado em 05 de Maio - 2023

O Conhecendo o Judiciário é um programa de comunicação e relacionamento com a sociedade, realizado pela Coordenação de Relações Públicas da Diretoria Executiva de Comunicação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Lançado em 1999, foi institucionalizado pela Portaria 2.176/2008 do TJMG.

Destinado ao público escolar, grupos de terceira idade e demais grupos organizados da sociedade civil, o Conhecendo o Judiciário realiza atividades presenciais no Tribunal de Justiça, no fórum da capital ou em escolas da região metropolitana de Belo Horizonte nas quais apresenta a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário em linguagem simples e adequada à escolaridade dos participantes.

O material do programa, publicações virtuais e vídeos institucionais, estão disponíveis para acesso na aba publicações e na aba vídeos.

Agende uma atividade conosco!

 


  • O Programa Conhecendo o Judiciário atende, além da comunidade estudantil – ensino fundamental, ensino médio, EJA e ensino superior – grupos de idosos e demais grupos organizados da sociedade civil.

    Todas as atividades deverão ser previamente agendadas em agendamento de visitas.

     Nas comarcas do interior, as atividades devem ser solicitadas diretamente ao fórum local.

    Atividades

    Visita Orientada ao TJ - 1.jpg

    Visita orientada

    Alunos do ensino fundamental (a partir do 5° ano), ensino médio e EJA recebem informações sobre o Poder Judiciário de forma interativa, por meio de um julgamento simulado.

     

     

     

    Visita Orientada ao TJ - 5.JPGJuízes vão às escolas

    Magistrados realizam palestras nas escolas, para alunos do 9º ano do ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA).

     

     

     

    Visita Orientada ao TJ - 3.jpg

    Universitários no TJ

    Universitários de diversos cursos participam de palestras no Tribunal de Justiça proferidas por magistrados. 

     

     

     

    Visita Orientada ao TJ - 4.jpg

    TJ Sênior

    Pessoas com idade acima de 60 anos participam de palestra temática de seu interesse. A atividade propicia o exercício da cidadania e a convivência comunitária.

     

     

     

    Palestras virtuais

    Professores e instituições de ensino, dos mais variados níveis escolares, podem enriquecer suas aulas com palestras virtuais, ministradas por magistrados e servidores do TJMG, especializados nas mais diversas temáticas do universo jurídico.
     

     

  • Conhecendo o Judiciário em Belo Horizonte

    Em Belo Horizonte, as atividades do Programa Conhecendo o Judiciário devem ser previamente agendadas pelo professor, coordenador, supervisor, diretor de escola ou responsável pela instituição ou grupo, diretamente com a equipe do programa.

    Acesse o formulário de agendamento de atividades.

    Para mais informações ou solicitações, entre em contato pelos telefones: (31) 3232-2537, 3232-2538, 3306-3098 e 3306-3097 (geral) ou pelo e-mail conhecendo@tjmg.jus.br.

     

    Demais comarcas

    O interessado deve entrar em contato com o Fórum local para saber se o Programa foi implantado na comarca onde reside e solicitar o agendamento de visitas.

  • Publicações

    O Programa Conhecendo o Judiciário conta com três publicações virtuais: Tudo Legal no Tribunal, destinada ao público infanto-juvenil, Poder Judiciário em Minas Gerais e Juizados Especiais, destinadas ao público jovem e adulto. Elas podem ser baixadas e impressas, desde que respeitados os direitos autorais e os créditos. Comercialização proibida.

     

    Tudo Legal no Tribunal

    Poder Judiciário em Minas Gerais

    Juizados Especiais

     

  •  

     

     

     

  • O Conhecendo o Judiciário poderá ser implantado na comarca, por meio de solicitação do juiz diretor do foro que deverá entrar em contato com a equipe do programa pelos telefones: (31) 3232-2537, 3232-2538, 3306-3098 e 3306-3097 (geral) ou pelo e-mail conhecendo@tjmg.jus.br.