Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

PJe criminal: expansão em 7/6

Em mais 50 comarcas (justiça comum, JECRIM e turmas recursais)


Publicado em 02 de Junho - 2021Número de Visualizações:

Em 7/6, haverá expansão do PJe Criminal em mais de 50 comarcas (justiça comum, JECRIM e turmas recursais). A partir dessa data, as ações penais descritas passam a tramitar exclusivamente pelo PJe nas unidades judiciárias que constam nos avisos conjuntos 50 e 52/PR/21.

Expansão nas unidades judiciárias e nas turmas recursais que atendem 51 comarcas

A expansão do PJe nas unidades judiciárias e nas turmas recursais que atendem as 51 comarcas listadas será para as ações penais com denúncia ou queixa-crime oferecida, inclusive nos crimes de menor potencial ofensivo, aos termos circunstanciados de ocorrência - TCOs, e suas respectivas ações penais nos procedimentos sumaríssimos, e os recursos cabíveis, na competência das turmas recursais que respondem pelas unidades judiciárias correlacionadas, em matéria de juizado especial criminal.

As ações penais nas seguintes matérias e procedimentos especiais não tramitarão pelo Sistema PJe: violência doméstica e familiar contra a mulher; crimes contra crianças e adolescentes; Tribunal do Júri; carta precatória criminal; atos infracionais cometidos por menores, sujeitos às medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei nº 8.069/1990.

Confira a lista das unidades judiciárias e das turmas recursais que atendem as 51 comarcas onde o PJe passará a tramitar exclusivamente a partir de 7/6, conforme o Aviso Conjunto Nº 50/PR/2021.

Expansão em 27 turmas recursais

A expansão do PJe nas 27 turmas recursais será para as ações de competência originária das turmas recursais elencadas, em matéria criminal, bem como seus respectivos incidentes processuais e as ações conexas. Confira a lista das turmas recursais dessa expansão no Aviso Conjunto Nº 52/PR/2021.

O que continuará tramitando em meio físico?

Os procedimentos judiciais acima mencionados, distribuídos por intermédio do Sistema de Informatização dos Serviços das Comarcas - SISCOM, antes de 7/6, continuarão tramitando em meio físico, nas unidades citadas.

Cadastro de usuários do PJe

Para acessar o sistema, os usuários devem se cadastrar na primeira tentativa de login. Será necessário possuir certificado digital e inserir o dispositivo criptográfico na leitora (smartcards) ou na porta USB (token). Saiba mais, acesse a aba Cadastro no Sistema, em http://www.tjmg.jus.br/pje/.

Suporte

Portal de Serviços de Informática, cadastro e acesso pelo endereço eletrônico http://informatica.tjmg.jus.br.

Atendimento

Serviço de atendimento pelos seguintes telefones: 

Belo Horizonte e região metropolitana: (31) 4020-7560

Demais localidades: 0800 276 7060

Saiba mais da expansão do PJe Criminal também em 7/6 em 38 comarcas quanto à comunicação de prisão em flagrante delito (CPFD).

*