Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Violência doméstica é tema de livro de poesia

A obra é composta por trinta poemas de estudantes de Nanuque


- Atualizado em Número de Visualizações:

Na tarde da última terça-feira (3/12), foi realizada, no Salão do Júri do Fórum de Nanuque, a solenidade de apresentação de um livro de poesia escrito por estudantes de escolas locais. A obra surgiu do projeto “Um Tapinha Dói Sim”, idealizado pela juíza Aline Gomes dos Santos, da 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais. O livro contém 30 poemas e aborda o tema da violência doméstica e familiar contra a mulher. 

not-poesia-violencia-contra-mulher-05.12.19.jpg
Solenidade de lançamento do livro de poesia no Fórum de Nanuque

O projeto “Um Tapinha Dói Sim” se desenvolveu por meio de palestras nas escolas, que tinham como objetivo explicar aos estudantes diversos fatores relacionados à prática da violência contra a mulher.

Nesses encontros, eram abordados aspectos como as motivações e os tipos de agressão sofridos pelas mulheres e os meios de prevenção. Os alunos também assitiam a vídeos com reportagens sobre o problema.

Livro de poesia

Para finalizar o projeto, foi proposto aos alunos um concurso de poesia, com o intuito de aguçar nos jovens o gosto pela leitura e pela escrita, além de encorajá-los a expor suas ideias sobre o assunto e manter vivo o conhecimento sobre o tema. Trinta poemas participantes do concurso foram escolhidos para compor o livro, que não tem fins lucrativos.

not2-poesia-violencia-contra-mulher-05.12.19.jpg
A ilustração da capa do livro é de autoria de Roberto da Conceição, da Escola Estadual Pedro Gonzaga

Durante a solenidade, os poemas foram declamados, e os vencedores do concurso receberam os prêmios. Letícia Souto Lobão de Araújo, da Escola Estadual Antônio Batista da Mota, ficou em primeiro lugar. O segundo lugar foi para Ana Clara Bremer Gonçalves Silva, do Educandário Carlos Drumond de Andrade; e o terceiro, para Laiane da Silva Nazário, da Escola Estadual Pedro Gonzaga.

De acordo com a magistrada, a escola é um ambiente propício para fomentar o debate sobre violência doméstica e familiar. A magistrada ressaltou a importância da participação dos diretores e professores das escolas, que receberam as palestras e incentivaram e orientaram os estudantes a escrever os poemas. “Sem essa união de forças, o trabalho não alcançaria tão grande êxito”, destacou.

not3-poesia-violencia-contra-mulher-05.12.19.jpg
Alunos e familiares lotaram o Salão do Júri de Nanuque para o lançamento do livro

O projeto contou ainda com a participação da socióloga do Município de Nanuque, Débora França Galan, e com o apoio da 53ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Minas Gerais (OAB/MG), representada pela OAB Mulher, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, da 1ª Promotoria de Nanuque e de profissionais do setor de psicologia do município.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial