Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

UAI-Live apresenta palestra sobre confiança criativa na inovação

Palestra virtual abordou estímulos que podem impulsionar a criatividade


- Atualizado em Número de Visualizações:
not----UAILive--Confianca-criativa-na-inovacao---CAROL.jpg
A consultora Caroline Bücker falou sobre a importância da criatividade para inovar em várias atividades da vida (Crédito: Divulgação/TJMG)

A Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAI-Lab) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais realizou uma palestra na quarta-feira (29/6), transmitida ao vivo (UAI-Live). A palestrante foi a consultora Caroline Bücker, diretora da Idealiza Tools&Methods. Ela abordou o tema "Confiança Criativa na Inovação".

A expositora, mestre em Educação pela PUC-RS e pós-graduada em Gestão Empresarial pela mesma instituição, afirmou que é necessário ter coragem para colocar em prática um processo de inovação, o que requer a chamada confiança criativa. Para despertar e estimular essa característica, segundo ela, é preciso desencadear internamente nas pessoas uma conexão emocional que conduza à realização de sinapses (transmissões de impulsos nervosos entre os neurônios).

Caroline Bücker ressaltou que vivemos em mundo marcado por mudanças constantes. “A cada curto período de tempo, surgem novos conhecimentos e, por consequência, novas fórmulas de negócio”, disse. Ela afirmou que, apesar de toda tecnologia de ponta que marca os tempos atuais, “quanto mais digital o mundo for, é necessário ter um olhar humano para guiar a intuição humana”.

Ainda de acordo com a palestrante, todos são educados para serem iguais, e a inovação acontece nos extremos. Nesse cenário, há estratégias que podem despertar a mentalidade criativa. “Entre elas, está a de assimilar palavras de ordem, como 'eu posso fazer qualquer coisa', 'se eu errar, tento de novo', 'eu dou um jeito e adoro desafios'”, exemplificou.

Para a expositora, é fundamental adotar um mindset [mentalidade] positivo, diretamente ligado à capacidade de criar possibilidades e se reerguer diante de adversidades. “O objetivo é superar limites, abraçar provocações e encarar falhas como aprendizado. Para isso, o  padrão de comportamento passa pelo controle das emoções”, disse.

not---UAILive--Confianca-criativa-na-inovacao---TRIO.jpg
A laboratista Eduarda Perdigão, o juiz auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Rodrigo Martins Faria, e a gerente Priscila Pereira de Souza (Crédito: Divulgação/TJMG)

Durante a atividade, a consultora propôs um exercício para estimular a confiança criativa: ela sugeriu que os participantes selecionassem um problema que não conseguiam resolver. Em seguida, pediu que escolhessem uma habilidade que considerassem seu ponto forte e que fizessem modelos para as tentativas de solução. “Aceite que pode dar errado e tente de novo. Siga praticando, porque a confiança é um músculo que precisa ser exercitado”, afirmou.

O juiz auxiliar da 1ª Vice-Presidência e coordenador do Centro de Inteligência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do UAI-Lab, Rodrigo Martins Faria, e a gerente do UAI-Lab e do Centro de Desenvolvimento e Acompanhamento de Projetos (Ceproj), Priscila Pereira de Souza, conduziram a iniciativa virtual.

O magistrado ressaltou a relevância de líderes de equipes estimularem as equipes de trabalho a apresentarem ideias inovadoras. Ele acrescentou que o UAI-Lab se coloca à disposição também para apoiar e dar suporte a projetos apresentados pelas pessoas que trabalham no TJMG.

A transmissão teve início com a participação da laboratorista do UAI-Lab Eduarda Perdigão, que fez uma apresentação musical. Ela interpretou as canções “Tempos Modernos”, composta por Lulu Santos, “Além do Horizonte”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, e “Price Tab”, composta por Jessie J.

Veja a palestra na íntegra.

Saiba mais sobre o UAI-Lab.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial