Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG realiza ações para atender Resolução do CNJ

Atividades expositivas e interativas fazem parte da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação


- Atualizado em Número de Visualizações:
not---assedio-moral.jpg
A psicóloga Sheila Salomé (em 1º plano) e a juíza Maria Isabel Fleck integram comissão para prevenção do assédio moral no TJMG (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Em atendimento à Resolução 450 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicada em 20/04/2022, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou, nesta sexta-feira (27/5), uma ação expositiva para marcar a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação. A psicóloga judicial Sheila Augusta Ferreira Fernandes Salomé ministrou a palestra intitulada “Até aonde minha voz alcança: os impactos do assédio moral na vida do sujeito”.

A palestra, aberta aos interessados, inclusive integrantes do programa de estágio e serviço terceirizado, teve apoio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e foi transmitida ao vivo pelo canal da Ejef no YouTube.

Na abertura, a juíza Maria Isabel Fleck, presidente da Comissão Paritária e Multidisciplinar de Estudos, Prevenção e Recebimento de Reclamações do Assédio Moral do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (Coassed), discorreu sobre as atribuições do colegiado e os canais para contato e formalização de queixas e denúncias. “Esse tema é da maior importância, e a prova disso é que tivemos cerca de 500 inscrições”, disse.

A magistrada também apresentou a palestrante, destacando sua vasta experiência em diferentes áreas, do atendimento clínico à docência, bem como sua capacitação em métodos de resolução de conflitos. “Conheço a dra. Sheila desde os idos de 2000, ocasião em que ela atuava na Comarca de Ponte Nova e eu era juíza em Rio Casca, e pude ver sua competência e dedicação. Posteriormente, pudemos retomar nossa colaboração na Coassed”, afirmou.

noticia-sala-de-assedio-moral.jpg
A juíza Maria Isabel Fleck, que preside a Coassed, falou sobre as atribuições da comissão e os canais para contato e formalização de queixas e denúncias (Crédito: Robert Leal/TJMG)

De acordo com a presidente da Coassed, a finalidade do trabalho desenvolvido é justamente fomentar o diálogo e o entendimento, propondo novas dinâmicas para solucionar as dificuldades. “Desejo que essa exposição seja um bálsamo para nossas vidas, sentimentos e mentes”, expressou. 

A psicóloga Sheila Salomé, que integra a Diretoria do Sindicato dos Servidores da Justiça de Primeira Instância do Estado de Minas Gerais (Serjusmig) e a Coassed, afirmou que o primeiro objetivo da live é promover a reflexão e estimular um ambiente profissional em que prevaleça a sabedoria, a empatia e o respeito. Segundo a palestrante, o conceito de saúde não se restringe ao aspecto físico, mas também abrange o mental. Durante a explanação, se apoiou em pensadores relevantes na contemporaneidade, como Sigmund Freud, Abraham Maslow, Zygmunt Bauman, Susan Pinker e Marshall Rosenberg. 

“Boa parte do nosso tempo se passa no trabalho. Essa dimensão de nossa vida tem grande importância na construção da identidade, desde cedo. Por outro lado, as conexões desfavoráveis, não construtivas e hostis e o modo como interagimos afeta profundamente nosso bem-estar. Por isso, queremos contribuir para que magistrados e servidores pensem sobre suas realidades e saibam identificar situações potencialmente danosas para que eles não vivenciem o assédio”, disse.

noticia3-sala-de-assedio-moral.jpg
A psicóloga judicial Sheila Salomé integra a Coassed e é membro do Serjusmig (Crédito: Robert Leal/TJMG)

De acordo com a palestrante, a pandemia trouxe um impacto negativo global sobre a qualidade de vida das pessoas, devido a diversos fatores, como o contágio, o isolamento, o luto, as perdas financeiras. “Vivemos tempos de excesso, urgência e imediatismo, somos reféns dos afazeres, cobranças e metas. Nesse contexto, a consequência é a superficialidade dos laços construídos: mensagens são apagadas, contatos são deletados sumariamente”, explicou.

Sheila Salomé citou o estudo científico mais duradouro do mundo, conduzido ininterruptamente, há 75 anos, na Universidade de Harvard, que definiu a qualidade das relações como um fator preponderante na longevidade e na realização pessoal.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial