Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG participa de lançamento da Associação de Mineradoras de Ferro do Brasil

Entidade lançou Carta de Compromisso com a sociedade


- Atualizado em Número de Visualizações:

O superintendente adjunto de Logística e Sustentabilidade do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Wanderley Salgado de Paiva, representou o presidente da Corte mineira, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, durante evento de lançamento da Associação de Mineradoras de Ferro do Brasil (AMF), realizado nesta segunda-feira (24/4) em Belo Horizonte. O ministro de Minas e Energia, senador Alexandre Silveira, participou da cerimônia.

Guiada pela Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), a AMF é uma entidade de classe criada com objetivo de unificar esforços e compartilhar conhecimentos no setor de mineração, com o compromisso de ampliar o diálogo com a sociedade em busca do desenvolvimento sustentável.

not-Mineracao-do-Futuro_--Joao-Alberto-Paixao-Lages_-PR-AMF---Des.-Wanderley-Paiva.--5-jpg.jpg
Desembargador Wanderley Salgado de Paiva e o presidente da AMF, João Alberto Paixão Lages (esquerda), durante lançamento da associação (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

A AMF entregou uma Carta de Compromissos com a sociedade, na qual destaca o comprometimento com o desenvolvimento sustentável e a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. 

O documento ainda ressalta a importância de um diálogo aberto, transparente e permanente com a sociedade. “Os pilares de ações a serem adotados pelas mineradoras associadas para melhorar seus indicadores de sustentabilidade estarão focados nos 17 objetivos da ODS, bem como nos planos de Implementação específicos, com metas robustas e auditáveis”, diz a Carta. Entre os pontos destacados estão a erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, água potável e saneamento, e energia limpa e acessível. 

“Participar desse evento foi importante para o Poder Judiciário, porque a mineração dá lucro, gera emprego, renda e impostos, mas também deve ter os predicativos de não degradar o meio ambiente”, afirmou o desembargador Wanderley Salgado de Paiva.  

O presidente da AMF, João Alberto Paixão Lages, ponderou que é fundamental se comunicar de forma clara para que a população entenda a importância da atividade mineral. “Nosso mantra é a mineração responsável, que preserva o meio ambiente, os recursos hídricos e recupera as nascentes. Nosso propósito é construir e contribuir para um mundo melhor. Nesse momento, temos um marco histórico. Inauguramos a AMF, com objetivos claros, concretos e cristalinos consoantes com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, disse.

not-Mineracao-do-Futuro_-Ministro-Alexandre-Silveira-Des.-Wanderley-Paiva.-2--jpg.jpg
Ministro de Minas e Energia, senador Alexandre Silveira esteve no evento realizado em Belo Horizonte (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

O ministro de Minas e Energia, senador Alexandre Silveira, avaliou a força da indústria mineral brasileira como indutora de geração de riquezas ao país, emprego e renda. “Temos uma imensa responsabilidade, não só no Ministério de Minas e Energia, mas também de todas as mineradoras, com o desenvolvimento sustentável do país”, frisou. 

Presenças

Também participaram do evento a diretora-executiva do Centro de Sustentabilidade do TJMG, Selmara Alves Fernandes; o ex-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho; a deputada federal Greyce Elias, representando o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o senador Wilder Morais; o desembargador do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, Flavio Boson Gambogi; a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo; além de deputados federais e estaduais, prefeitos de municípios mineiros, diretores da Agência Nacional de Mineração (ANM), representantes de mineradoras, diretores da AMF e demais autoridades.

not-Mineracao-do-Futuro_-Des.-Wanderley-Paiva.-Selmara-4jpg.jpg
O desembargador Wanderley  Paiva e diretora-executiva do Centro de Sustentabilidade do TJMG, Selmara Alves Fernandes, participaram do evento (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial