Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG lança Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAI-Lab)

Iniciativa estimula desenvolvimento da cultura da inovação


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-Uai-Lab-pre.GilsonLemes.jpg
O presidente Gilson Soares Lemes ressaltou que o UAI-Lab terá um olhar estratégico que mira na prestação jurisdicional cada vez mais célere, qualificada e eficaz (Crédito: Cecília Pederzoli)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, assinou, nesta quarta-feira (23/2), ato normativo que regulamenta e cria a Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAI-Lab) no TJMG. O evento presencial também foi transmitido pelo canal do TJMG no YouTube.

O UAI-Lab é um laboratório que irá contribuir para o desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas a trazer mais eficiência ao Poder Judiciário.

O presidente do TJMG, Gilson Lemes, destacou que o conceito de inovação ganhou novos contornos e tornou-se um imperativo em qualquer instituição que pretenda ser líder em sua área de atuação e aspire ser reconhecida pela excelência com que realiza sua missão.

"É uma grande honra assinar o ato que cria oficialmente o UAI-Lab, que é uma resposta efetiva do TJMG aos tempos contemporâneos. A partir de uma visão colaborativa e transdisciplinar, a iniciativa pretende criar um grande celeiro de ideias, aglutinando pessoas comprometidas em identificar desafios impostos ao Judiciário mineiro, nas esferas jurisdicional e administrativa, e buscar soluções inovadoras para enfrentá-los”, afirmou o presidente Gilson Lemes.

Ele acrescentou que o laboratório de inovação pretende ir além, antecipando-se a problemas e “forjando o futuro da Justiça mineira, de maneira visionária. Sua proposta, em síntese, é fomentar a experimentação, a colaboração e a criatividade, impulsionando a cultura de inovação dentro do Tribunal de Justiça de Minas Gerais”.

Not-Uai-Lab-des.JoseArthur.jpg
O desembargador José Arthur Filho ressaltou a importância de o TJMG desburocratizar rotinas repetitivas e aperfeiçoar práticas do dia a dia (Crédito: Cecília Pederzoli)

Ressaltou ainda que o UAI-Lab é uma iniciativa ousada que tem como escopo provocar reflexões, quebrar paradigmas e “nos incitar a enxergar o Tribunal de Justiça sob outras perspectivas e propor ruptura com modelos estáticos, de maneira a permitir que a inovação aflore, em prol do aperfeiçoamento do Judiciário mineiro. A ideia é oxigenar as práticas, os processos, as rotinas, com abordagens novas e criativas, sempre com um olhar estratégico que mira na prestação jurisdicional cada vez mais célere, qualificada e eficaz”.

O superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador José Arthur Filho, afirmou que a finalidade do UAI-Lab é inovar a rotina de trabalho do Tribunal de Justiça com novas ideias que resultem em valor agregado ao Judiciário, a partir de soluções de problemas complexos.

“Inovar não significa, necessariamente, implantar grandes mudanças, mas repensar como adotar novas práticas de trabalho. O Poder Judiciário é desafiado, o tempo todo, a prestar um serviço de qualidade. É necessário desburocratizar rotinas repetitivas; aperfeiçoar práticas do dia a dia para ser mais eficiente”, disse o desembargador.

O magistrado lembrou que o Tribunal de Justiça mineiro já adota práticas modernas como as de eliminar processos em papel e adotar o processo eletrônico. Contudo, segundo ele, outras soluções inovadoras devem ser incorporadas.

Not-Uai-Lab-Guilherme.jpg
O secretário de Governança e Gestão Estratégia do TJMG, Guilherme Augusto Mendes do Valle, e a gerente Priscila Pereira de Souza falaram sobre os princípios do UAI-Lab (Crédito: Cecília Pederzoli)

Governança e gestão

O projeto do UAI-Lab foi apresentado pelo secretário de Governança e Gestão Estratégia do TJMG, Guilherme Augusto Mendes do Valle, e pela gerente do Centro de Desenvolvimento e Acompanhamento de Projetos, Priscila Pereira de Souza.

O secretário destacou que o UAI-Lab resulta da convergência e alinhamento da prática de governança com a gestão. As boas práticas de gestão adotadas pelo TJMG, a partir do Programa Justiça Eficiente (Projef), criaram oportunidades para a valorização de ideias inovadoras, todas voltadas a qualificar a prestação jurisdicional.

A gerente Priscila Pereira de Souza acrescentou que os princípios norteadores do UAI-Lab são a identificação e solução de problemas, o estímulo à cultura de inovação no TJMG, a atuação em rede, a responsabilidade socioambiental, a acessibilidade e a experimentação e a simplificação de procedimentos.

O UAI-Lab tem como atribuição propor, fomentar, desenvolver, gerenciar, impulsionar e apoiar iniciativas de inovação de cunho experimental, assim como outras ações inovadoras, sempre que possível em parceria com os demais setores do TJMG e/ou com atores externos, buscando a desburocratização, a melhoria de processos, o aprimoramento de estruturas e a economia de recursos.

A gerente destacou que várias iniciativas para disseminar a cultura da inovação serão colocadas em prática. “Com foco nas pessoas, o UAI-Lab tem como finalidade identificar problemas, transformá-los em oportunidades de inovação. Multiplicar boas ideias para a instituição”, reforçou.

O ato normativo foi assinado pelo presidente Gilson Lemes e também pelo 1º vice-presidente do TJMG, desembargador José Flávio de Almeida; pelo 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Tiago Pinto; pelo 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Newton Teixeira Carvalho; e pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo.

Além deles, compuseram a mesa de honra no evento o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador José Arthur Filho; o vice-corregedor-geral de Justiça, Edison Feital Leite; a juíza auxiliar da Presidência, Rosimere das Graças do Couto; a diretora do Foro da Seção Judiciária Federal de Minas Gerais, Vânila Cardoso; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, Fernando José Armando Ribeiro; o diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), desembargador Caetano Levi Lopes; a defensora pública Raquel Gomes e o procurador do Estado, Carlos Alberto Rohrmann.

Not-Uai-Lab-Rodrigo.jpg
O juiz Rodrigo Martins Faria fez uma apresentação especial abordando iniciativas inovadoras de sucesso (Crédito: Cecília Pederzoli)

Durante o evento, foi exibido um vídeo, focando pontos centrais do UAI-Lab, e ainda houve apresentação de músicos da Orquestra Jovem, da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). 

Também fizeram apresentações sobre a temática os seguintes palestrantes: o juiz auxiliar da Presidência e coordenador da Diretoria Executiva de Informática (Dirfor), Delvan Barcelos Júnior; o juiz auxiliar da 1ª Vice-Presidência do TJMG, Rodrigo Martins Faria; o juiz do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), José Faustino Macedo de Souza Ferreira; a juíza federal  e diretora do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, Vânila Cardoso, acompanhada dos servidores Jacqueline Braga Pelucci e José Fernando Barros e Silva; o juiz federal auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) Marco Bruno Miranda e o advogado e ativista de inovação Ademir Piccoli.

Veja o evento na íntegra.

Veja aqui o álbum com mais imagens do evento.

Assista aqui ao vídeo de apresentação do UAI-LAB.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial