Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG inaugura novo fórum na Comarca de São Gotardo

Foi o 15º entregue na gestão do presidente Gilson Lemes, que conduziu a solenidade


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, inaugurou, nesta terça-feira (3/5), as instalações do novo Fórum Tabelião Antônio Melgado, na Comarca de São Gotardo, no Vale do Paranaíba. Este foi o 15º fórum inaugurado pelo presidente Gilson Lemes na atual gestão, que se encerra em 30 de junho.

Not-inauguracao-forum-S.Gotardo-placa.jpg
Conduzida pelo presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, solenidade de inauguração do novo fórum da Comarca de São Gotardo reuniu magistrados e autoridades dos outros poderes (Crédito: Mirna de Moura)

O novo fórum conta com dois andares, amplo salão do júri, capacidade para abrigar duas varas, salas para secretarias, arquivo, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Ministério Público, advogados e defensores, estacionamento para carros, motos e bicicletas, sistema de segurança e sistema central de ar-condicionado.

O presidente Gilson Lemes chegou à comarca acompanhado dos desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Luiz Artur Hilário, André Amorim Siqueira, Pedro Bernardes de Oliveira, Wanderley Paiva e Jayme Silvestre Correa Camargo. A comitiva foi recebida pelo diretor do foro de São Gotardo, juiz Miller Freire Carvalho. Após a execução dos hinos Nacional e do Poder Judiciário, o presidente Gilson Lemes descerrou a fita de inauguração do novo fórum, ao lado do diretor do foro.

Novos fóruns

O presidente Gilson Lemes destacou o grande número de fóruns inaugurados na atual gestão. “Nos últimos meses, já foram contempladas com novas sedes do Judiciário as Comarcas de Carmo do Rio Claro, Miraí, Guaranésia, Araguari, Mariana, Varginha, Capelinha, Matozinhos, São Romão, Nanuque, Abaeté, Além Paraíba, Diamantina e Martinho Campos. E outros novos edifícios do Judiciário mineiro ainda serão entregues ao longo da nossa gestão", disse o presidente.

Not-inauguracao-forum-S.Gotardo-GilsonLemes.jpg
No discurso, o desembargador Gilson Lemes disse que crescimento da comarca nos últimos anos justificou a construção do novo fórum, uma edificação mais ampla, moderna e sustentável (Crédito: Mirna de Moura)

Ele também traçou um histórico da comarca, que recentemente completou 86 anos, e ressaltou o crescimento da unidade judiciária em São Gotardo, nos últimos anos, o que deixou o antigo fórum ultrapassado e insuficiente para atender à crescente demanda da comunidade. “Novas soluções tecnológicas surgiram, a consciência da necessidade de construções sustentáveis e acessíveis a cada cidadão se disseminou. O Judiciário não poderia, jamais, ficar alheio a esse movimento”, ressaltou.

Agradecimentos

O presidente Gilson Lemes agradeceu o apoio do diretor do foro da Comarca de São Gotardo, juiz Miller Freire de Carvalho, pela contribuição para o bom andamento dos trabalhos. “Meus agradecimentos especiais ainda ao município de São Gotardo, na pessoa da atual prefeita, Denise Abadia Pereira Oliveira. Estendo minhas cordiais saudações aos cidadãos de Matutina e dos distritos de Abaeté dos Venâncios, Funchal, Guarda dos Ferreiros e São José da Bela Vista, que, juntamente com os moradores de São Gotardo, são destinatários finais desta obra”.

Cidadão Honorário

O presidente Gilson Lemes foi agraciado pela Câmara Municipal de São Gotardo com o título de Cidadão Honorário da cidade. "É uma grande alegria e honra estar aqui para inaugurar a nova Casa da Justiça de São Gotardo e ainda receber o título de Cidadão Honorário", afirmou o presidente.

Not-inauguracao-forum-S.Gotardo-placa-cidadao-honorario.jpg
Presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes, foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de São Gotardo, honraria entregue pelo presidente da Câmara Municipal, Lander Inácio Oliveira (Crédito: Mirna de Moura)

"Temos muita gratidão pelo trabalho desenvolvido pelo presidente Gilson Lemes à frente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que sempre teve um olhar atento para a nossa região", disse o presidente da Câmara Municipal de São Gotardo, vereador Lander Inácio Oliveira.

Natural da cidade

O desembargador do TJMG Pedro Bernardes de Oliveira, natural de São Gotardo, falou, emocionado, sobre a inauguração,  destacando a importância do novo prédio para a melhoria da prestação jurisdicional à população da comarca. "Eu era muito jovem e, juntamente com colegas de escola, estive presente na inauguração do antigo prédio, mais precisamente no ano de 1974. Foi um momento que ficou na memória, e hoje tenho a honra de participar novamente de mais uma inauguração", detalhou o desembargador.

Not-inauguracao-forum-S.Gotardo-Des.Bernardes.jpg
Natural da cidade, desembargador Pedro Bernardes destacou a importância do novo prédio para a melhoria da prestação jurisdicional (Crédito: Mirna de Moura)

Segundo o diretor do foro de São Gotardo, juiz Miller Freire Carvalho, dois motivos foram cruciais para a construção do novo fórum da comarca. O primeiro foi que o antigo prédio, inaugurado na década de 1970, já não atendia de forma adequada ao jurisdicionado. O segundo foi a elevação da comarca para segunda entrância, com a instalação da segunda vara, em 2019.

O juiz Miller Freire Carvalho disse ainda que São Gotardo apresentou grande crescimento econômico nos últimos anos. “A comarca foi elevada à segunda entrância em 2019 por conta do acervo elevado e do grande volume de processos urgentes. Apesar de o acervo ter reduzido ao longo dos últimos três anos, há ainda um volume de aproximadamente 10 mil processos nas duas varas”, afirmou o diretor do foro.

Not-inauguracao-forum-S.Gotardo-MillerFreire.jpg
Diretor do foro, juiz Miller Carvalho, disse que o antigo prédio, inaugurado na década de 1970, já não atendia a população de forma adequada (Crédito: Mirna de Moura)

Presenças

Estiveram presentes no evento o juiz substituto Fausto Bawden de Castro e Silva; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Guilherme Sadi, representando o corregedor-geral de justiça de Minas Gerais, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo; a prefeita de São Gotardo Denise Abadia Oliveira; e  o juiz titular da 2a Vara Cível,  Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de São Gotardo, Wagner Mendonça Bosque.

Not-inauguracao-forum-S.Gotardo.jpg
Novo fórum, de dois andares, tem amplo salão do júri e capacidade para abrigar duas varas, além de salas para secretarias, arquivo, Cejusc, Ministério Público, advogados e defensores (Crédito: Mirna de Moura)

O evento contou também com as presenças de representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil-Seção São Gotardo, Defensoria Pública, Polícias Civil e Militar.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial