Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG inaugura novo fórum na Comarca de Monte Carmelo

Presidente Gilson Lemes conduziu solenidade e foi homenageado pela prefeitura e pela Câmara Municipal


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, inaugurou, nesta sexta-feira (10/6), as novas instalações do Fórum Tito Fulgêncio, na Comarca de Monte Carmelo, região do Triângulo Mineiro. Este foi o 26º fórum inaugurado pelo presidente nesta gestão, que se encerra em 30 de junho. 

not-13--Monte.gif
Solenidade de descerramento da placa inaugural do novo fórum da Comarca de Monte Carmelo (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

A nova edificação, com instalações modernas e confortáveis, substitui o antigo prédio da comarca, que já não tinha todas as condições para atender magistrados, servidores e jurisdicionados. O novo Fórum Tito Fulgêncio foi concebido para abrigar até três varas e tem amplas salas para secretarias, Cejusc, Ministério Público, Defensoria Pública e OAB. A edificação conta com sistema de ar-condicionado em todas as dependências, sistema de prevenção e controle de incêndio, iluminação em LED, sistema eletrônico de controle de segurança e estacionamento.

Homenagens

O presidente do TJMG chegou a Monte Carmelo acompanhado dos desembargadores Rui de Almeida Magalhães e Saulo Versiani Penna, que já foi magistrado na comarca. Também estava na comitiva o juiz José Humberto da Silveira, da Comarca de Patos de Minas. Após a cerimônia de hasteamento das bandeiras do Brasil, Minas Gerais e do Poder Judiciário, ao som do Hino Nacional, executado pela Banda Municipal de Monte Carmelo, o presidente descerrou a fita de inauguração, acompanhado do diretor do foro de Monte Carmelo, juiz João Marcos Luchesi.  

not-9--Monte.gif
Presidente Gilson Lemes, junto ao vereador Amir Campos Ferreira (no meio), presidente da Câmara Municipal, e do prefeito de Monte Carmelo, Paulo Rocha, recebeu homenagens das duas instituições  (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

No salão do júri, ele recebeu das mãos do prefeito de Monte Carmelo, Paulo Rodrigues Rocha, a medalha da Ordem Municipal do Mérito Mário Palmério, honraria destinada a pessoas com atuação destacada junto ao município. O presidente Gilson Lemes também foi homenageado pela Câmara Municipal de Monte Carmelo, por meio do presidente, vereador Amir Campos Ferreira. “Para mim é uma grande alegria e honra receber esta medalha, que guardarei com muito carinho”, afirmou.

O diretor do foro de Monte Carmelo, João Marcos Luquesi, recebeu homenagem dos servidores, representados pela escrivã Rosângela Mafra.

Coragem

Durante a cerimônia, o presidente Gilson Lemes citou uma célebre frase do líder africano Nelson Mandela, Prêmio Nobel da Paz em 1993: “Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo”.

not-10--Monte.gif
A entrega de novos fóruns, segundo o presidente Gilson Lemes, mostra esforço do TJMG para oferecer melhores condições de trabalho a magistrados, servidores e maior conforto ao jurisdicionado (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

“Há quase dois anos, abracei um grande desafio, depois de uma longa e enriquecedora trajetória profissional. Alimentei-me de muita coragem e assumi o comando do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a segunda maior Corte estadual do País, tendo ao meu lado os demais membros da direção. Juntos, mergulhamos nessa tarefa desafiante, com muito entusiasmo e vigor e, a cada dia, e mais e mais, colhemos os frutos desse trabalho comprometedor e incansável”, afirmou.

Segundo o presidente Gilson Lemes, foi uma grande honra inaugurar mais um fórum na atual gestão. Ele disse que vários outros estão previstos para serem inaugurados. “Já inauguramos 25 novos fóruns e muitos outros ainda serão inaugurados até o final da minha gestão, que se encerra neste mês, o que mostra o esforço do Tribunal de Justiça em oferecer melhores condições de trabalho a magistrados, servidores e principalmente maior conforto ao jurisdicionado”, enfatizou o presidente do TJMG.

not-3--Monte.gif
Servidores, magistrados e colaboradores da Comarca de Monte Carmelo em momento de confraternização com o presidente do TJMG (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

Já foram contempladas com novas sedes do Judiciário as Comarcas de Carmo do Rio Claro, Miraí, Guaranésia, Araguari, Mariana, Varginha, Capelinha, Matozinhos, São Romão, Nanuque, Abaeté, Além-Paraíba, Diamantina, Martinho Campos, Campos Altos, São Gotardo, Ouro Preto, Pedro Leopoldo, Araçuaí, Machado, Serro, Espinosa, Francisco Sá, Paraopeba e Campanha. 

Agradecimentos

O presidente Gilson Lemes falou ainda sobre o Programa Justiça Eficiente (Projef), instituído nesta gestão, e agradeceu a todos que contribuíram para que o projeto do novo fórum de Monte Carmelo saísse do papel. “Agradeço ao diretor do foro de Monte Carmelo, juiz João Carlos Luchesi, ao superintendente de Obras do TJMG, desembargador Sérgio André da Fonseca Xavier, ao juiz auxiliar da Presidência, Jair Francisco dos Santos, e a toda a equipe da Diretoria de Engenharia e Gestão Predial do TJMG”, completou. 

Ele saudou os cidadãos dos municípios que integram a comarca: Monte Carmelo, Douradoquara, Iraí de Minas e Romaria. “Reitero que esta nova edificação trará melhorias significativas à estrutura física do Judiciário local, propiciando um aperfeiçoamento das condições para o pleno exercício da função jurisdicional. Que sigamos nosso caminho com coragem, para superar um a um os obstáculos que temos pela frente, na produção das mudanças necessárias para construirmos um Judiciário mais eficaz e uma sociedade mais justa, próspera e pacífica”, concluiu.

not-montecarmelo-10.jpeg
 O diretor do foro, juiz João Marcos Luchesi, recebeu homenagem dos servidores da comarca, por intermédio da escrivã Rosângela Mafra (Crédito: Cecília Pederzoli)

Processos

O diretor do foro de Monte Carmelo, juiz João Marcos Luchesi, disse que o antigo prédio foi inaugurado em 1969 e já não atendia mais as necessidades do Poder Judiciário. Quanto ao novo fórum, ele afirmou que, agora, será mais fácil obter a criação de uma terceira vara, uma vez que as duas varas existentes, de competência mista, já somam um acervo de aproximadamente 20 mil processos ativos. “O novo prédio também foi estruturado para a chegada do PJe, tem total segurança e acessibilidade plena”, ressaltou o juiz João Marcos. Ele já passou pelas comarcas de Belo Horizonte e Varginha como substituto, e pela comarca de Taiobeiras como juiz titular, antes de ser transferido para Monte Carmelo.

Presenças

Também participaram do evento o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça Eduardo Ramiro, além de juízes de comarcas da região, representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil/MG – Subseção Monte Carmelo, das Polícias Civil e Militar. 

Veja o álbum do Flickr do TJMG com mais fotos do evento.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial