Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG doa lacres de alumínio arrecadados na capital

Projeto Lacre do Bem já doou 740 cadeiras de rodas


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-entrega-lacres-do-bem1.jpg
Lacres recolhidos nas unidades do TJMG na capital somaram mais de 107kg (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) entregou, nesta terça-feira (10/5), 14 galões de 20 litros cheios de lacres de alumínio, retirados de latinhas, à Associação Lacre do Bem. O material, totalizando mais de 107kg, será vendido a empresas de reciclagem e permitirá a aquisição e doação de uma cadeira de rodas. Além de dar mais independência e autonomia aos contemplados, a iniciativa promove a sustentabilidade.

Para aquisição de uma cadeira de rodas, é necessário o valor equivalente à venda de aproximadamente 100kg de lacres. O projeto social Lacre do Bem conta com mais de 270 pontos de coleta em 14 estados e no Distrito Federal para recolhimento, em escolas, empresas e órgãos públicos.

Esta foi a terceira entrega de um grande volume de lacres arrecadados pelo TJMG e doados à ONG Lacre do Bem. O convênio entre o TJMG e a entidade para promover a iniciativa foi firmado em 2019, e está em vigor um termo de referência técnica, que vai até 2023. As doações podem ser feitas em recipientes instalados na entrada de todas as unidades do TJMG na capital e em algumas comarcas do interior.

O projeto que transforma lacres em cadeiras de rodas começou em 2013, a partir da mobilização da estudante Júlia Macedo, na época com 9 anos. Sensibilizada ao visitar uma instituição que cuida de crianças com paralisia cerebral, ela decidiu agir.

A assessora técnica Selmara Alves Fernandes, da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (Segove), que  é responsável pelo Programa de Logística Sustentável (PLS) e integrante do Núcleo Socioambiental do TJMG, salientou a importância dessa cooperação e do envolvimento dos públicos interno e externo com a proposta, que une inclusão, cidadania, solidariedade, responsabilidade social e sustentabilidade.

“Trata-se de uma ação permanente que não tem custo para o Tribunal e fortalece a cultura de uma corrente do bem e de esforços em prol da coletividade. Os galões onde podem ser depositados os lacres ficam sempre em locais de fácil acesso, na entrada dos prédios. Esse pequeno gesto de guardar e doar os lacres tem grande significado. Além de ser importante para ajudar a quem precisa, o projeto Lacre do Bem estimula a consciência ambiental e a reciclagem”, afirmou.

Mulhr mostra cadeira de rodas rodeada por sacolas com lacres
Ivete Macedo, gestora social do Lacre do Bem, agradeceu ao TJMG pela parceria (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

A gestora social do Lacre do Bem, Ivete Macedo, diz que o propósito da associação, cujo trabalho é voluntário, é gerar impacto humano por meio de uma rede do bem que promova educação ambiental, inclusão social e qualidade de vida. Hoje, segundo ela, o projeto recebe lacres até do exterior, enviados pelos Correios ou por outros meios.

“Já reciclamos mais de 72 toneladas de lacres de alumínio e doamos 740 cadeiras de rodas. O resultado de nossa campanha depende da participação de muitos, só temos sucesso com esse engajamento. A força de quem realmente quer ajudar é enorme, a pessoa descobre uma forma de contribuir. Esse apoio é grandioso para nós. Só temos a agradecer ao TJMG por nos apoiar nessa parceria incrível. Agradecemos também a todos os servidores e colaboradores que se empenharam em reunir esses lacres, que farão diferença na vida de muita gente”, afirma.

Mas a motivação maior, segundo Ivete, é a gratidão de quem é contemplado com o equipamento, sejam idosos, doentes, crianças ou jovens e adultos que sofreram amputações. “O olhar de esperança de quem consegue a cadeira de rodas nos contagia e impulsiona. É algo de que a pessoa precisa tanto, para se locomover, fazer um tratamento. Isso restaura sua dignidade, pois ela não precisa ser carregada, não fica tão dependente dos outros. É gratificante ver o sorriso nascer no rosto dessas pessoas”, diz.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial