Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG adere à campanha Janeiro Roxo

Objetivo é conscientizar a população sobre a hanseníase


- Atualizado em Número de Visualizações:

noticia-fachada-tjmg-roxo-hanseniase-15.01.2021.jpg
Brasil registra cerca de 30 mil casos de hanseníase por ano e é o segundo país do mundo com maior incidência da doença, atrás apenas da Índia

A sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) estará iluminada, desta sexta-feira (15/1) até o final do mês, para marcar o engajamento na campanha Janeiro Roxo, que visa promover ações de conscientização sobre a hanseníase. Assim como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o TJMG se insere na campanha dando visibilidade ao apoio do Judiciário mineiro à causa e reforçando a importância da prevenção e do conhecimento sobre a doença.

O último domingo de janeiro foi a data escolhida para o Dia Mundial contra a Hanseníase e o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, este instituído pela Lei 12.135/2009. Neste ano, será 31 de janeiro.

A campanha de 2021 tem como slogan "A hanseníase é negligenciada, mas a saúde não!". Promovida pelo Ministério da Saúde, a campanha tem participação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), das Secretarias de Saúde dos estados, do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira (AMB), da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registra em torno de 30 mil novos casos da hanseníase por ano e é o segundo país do mundo com maior incidência da doença, perdendo apenas para a Índia.

Hanseníase

Causada por uma bactéria, a hanseníase é uma doença crônica infectocontagiosa que pode deixar lesões permanentes na pele e nos nervos periféricos de mãos e pés. Pode afetar qualquer pessoa que tenha um longo período de exposição à bactéria Mycobacterium leprae, transmitida principalmente pelas vias áreas.

Segundo a SBD, o diagnóstico é realizado por meio da análise histórica e das condições de vida do paciente e dos exames geral e dermatoneurológico. A partir da avaliação se identificam manchas, lesões ou áreas da pele com alteração de sensibilidade ou comprometimento de nervos periféricos.

Há cura para a hanseníase se o tratamento for feito aos primeiros sinais da doença, mas podem ocorrer incapacidade e deformidades físicas. Por isso, é importante conhecer os sinais e os problemas que a doença pode causar para prevenir sua evolução e disseminação.

Sintomas

Os principais sintomas são manchas esbranquiçadas, amarronzadas ou avermelhadas que aparecem, principalmente, nas extremidades das mãos e dos pés, no rosto, orelhas, nádegas, costas e pernas. Podem ocorrer também sensação de dormência e formigamento, perda de pelos em algumas áreas e redução da transpiração, redução de força na musculatura das mãos e dos pés e caroços no corpo.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial