Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Terceira Vara Cível de Valadares finaliza virtualização de acervo

Ao longo dos últimos meses, cerca de 1,2 mil processos foram digitalizados


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A equipe da 3ª Vara Cível da Comarca de Governador Valadares finalizou a virtualização dos processos físicos que estavam em seu acervo. Desde a metade do ano passado, a secretaria montou um esquema de trabalho focado na digitalização dos processos físicos, sem prejuízos à tramitação dos feitos eletrônicos. Ao todo, servidores e estagiários promoveram a virtualização de cerca de 1 mil processos. Outros 200, específicos de execuções fiscais municipais, foram digitalizados em parceria com a prefeitura. Atualmente, a 3ª Vara Cível de Governador Valadares tem cerca de 9 mil processos em acervo.

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O juiz Marcelo Carlos Cândido afirma que a virtualização vai propiciar mais celeridade na tramitação dos feitos (Foto: Divulgação/TJMG)

O juiz Marcelo Carlos Cândido, titular da 3ª Vara Cível, afirmou que a finalização do trabalho foi comunicada ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais esta semana. “A virtualização dos processos possibilitará uma melhor prestação jurisdicional, além de beneficiar a organização do trabalho e garantir maior celeridade no andamento dos feitos”, afirmou. O magistrado ressaltou o envolvimento da equipe da 3ª Vara Cível, que, segundo ele, não mediu esforços para alcançar o objetivo. “Também precisamos agradecer ao TJMG, que nos deu toda a estrutura suficiente para isso”, disse.

 

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Equipe da 3ª Vara Cível de Governador Valadares (Foto: Divulgação TJMG)

 

Equipes

A gerente de secretaria da 3ª Vara Cível, Cláudia Elena Cipriano Matias, diz que o trabalho de digitalização e virtualização começou em razão da pandemia, tão logo o TJMG anunciou essa possibilidade. “Os servidores trabalham juntos há muito tempo, o que facilitou planejar como faríamos a atividade. Dividimos a secretaria em duas equipes. Uma ficou responsável por cuidar da tramitação dos processos eletrônicos, que não podiam ficar parados ou sofrer atrasos. A segunda equipe se concentrou na virtualização.”

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Uma parte da equipe se dedicou aos processos eletrônicos e outra, às digitalizações (Foto: Divulgação/TJMG)

Inicialmente, os processos foram analisados e separados para, só em seguida, serem digitalizados. Seis servidores e três estagiários se envolveram nas atividades. “O maior desafio foi preparar os processos. Muitos eram antigos e tinham grampos e partes coladas. Nesses casos, não adiantava correr. Era preciso cuidado no manuseio e uma conferência minuciosa na numeração das páginas. A digitalização não pode ter nenhum erro”, disse. Para que o trabalho fluísse com mais rapidez, o juiz disponibilizou uma impressora multifuncional.

Revisão

Apesar do término das virtualizações, a equipe não considera que o trabalho foi encerrado. “Estamos revisando e conferindo o que foi feito até agora. Identificamos que alguns processos físicos estão fora da secretaria, com carga para os advogados. Então, já solicitamos a devolução, para que esses autos também sejam virtualizados”, diz a gerente.

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Resultado do trabalho, que exigiu planejamento, organização e foco, motivou toda a equipe (Foto: Divulgação/TJMG)

Cláudia Elena Cipriano Matias acredita que conseguir digitalizar todos os processos de uma secretaria exige dedicação, organização e foco. “O volume de trabalho é muito grande. Então, se não encararmos a virtualização como uma prioridade, vamos sendo absorvidos pelas outras demandas da secretaria. Por isso, foi tão importante o engajamento da equipe. Quem se dedicou aos processos eletrônicos deu suporte para quem estava envolvido na digitalização.” A gerente da secretaria disse que os resultados trouxeram grande satisfação para a equipe.

Além da parceria entre a equipe da secretaria, o magistrado, os profissionais do fórum e a prefeitura, a gerente da secretaria ressaltou a importância da cooperação dos advogados da região para que a virtualização do acervo tivesse agilidade e se efetivasse. "Precisamos agradecer à Ordem dos Advogados do Brasil – subseção Governador Valadares e ao seu presidente, o advogado Giuliano Almada, que nos apoiaram nessa iniciativa."

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
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