Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Superintendente da Comsiv recebe deputada estadual

Visita tratou de ações para o combate à violência doméstica


- Atualizado em Número de Visualizações:
Magistrada em gabinete, com deputado e presidente da Abrasel
Parceria entre Judiciário, Legislativo e comunidade Abrasel vai permitir combate à violência doméstica (Foto: Cecília Pederzoli/TJMG)

 

A superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), desembargadora Ana Paula Caixeta, recebeu, nesta segunda-feira (9/8), a deputada estadual Ana Paula Siqueira.

O objetivo foi discutir a atuação conjunta do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais no combate a práticas da violência contra as mulheres e aos crimes relacionados a elas.

O ponto central do encontro foi a campanha educativa do TJMG e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel/MG). Por meio dessa iniciativa, bares e restaurantes da capital mineira receberão material gráfico informando os números telefônicos para denúncias de casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Dotadas de QR codes, as peças permitem o acesso à página da Delegacia Virtual da Polícia Civil, para registro de boletins de ocorrência.

A superintendente da Comsiv, desembargadora Ana Paula Caixeta, destacou que a deputada Ana Paula Siqueira é uma liderança feminina na ALMG e que sua visita reforça o empenho coletivo pela transformação da cultura de discriminação e agressividade que vitima cidadãs brasileiras de todas as idades e condições.

“Ela é um exemplo da luta pela não violência contra a mulher e neste momento se alia à Comsiv do TJMG e à Abrasel na divulgação de um material — panfletos, porta-copos, adesivos e várias outras mídias — que repudia essas condutas criminosas inaceitáveis e incentiva o combate a elas. Essa campanha informativa pretende chegar a todos os bairros, comunidades e municípios de Minas Gerais, de forma acessível, para mudar a realidade de violência”, defende. 

Segundo a parlamentar, esses delitos têm crescido em Minas, na contramão de todos os demais registros criminais, e de forma preocupante. “O crime de violência doméstica é o que mais aumenta no nosso Estado. Aliás, neste ano, foi o único cujas ocorrências subiram”, diz. A deputada afirma que a parceria entre as instituições é importante para fortalecer essa luta.

Para a presidente da comissão em defesa dos direitos da mulher da ALMG, estar com a desembargadora Ana Paula Caixeta e com o representante da Abrasel/MG foi uma oportunidade de aderir a mais uma campanha que pode alcançar bons resultados.

“A gente percebe a sociedade civil organizada, os poderes se estruturando no cuidado e no zelo para com as nossas mulheres. O que queremos é que elas estejam sempre vivas, então é a articulação de todos esses órgãos, de entidades e da sociedade civil que pode — além do processo educativo, porque há uma questão cultural a ser trabalhada — salvar a vida de tantas mulheres”, diz.

O presidente da Abrasel/MG, Matheus Daniel Pires de Moraes, disse que é um prazer voltar ao TJMG para buscar uma solução para um assunto tão delicado como as agressões às mulheres. “A Abrasel/MG, junto com a ALMG, também parceira nesse projeto, vai caminhar para fortalecer essa importante iniciativa”, afirmou.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial