Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Seplag entrega Relatório Diagnóstico do TJMG a Gilson Lemes

Documento subsidia minuta de resolução a ser apresentada em reunião de análise estratégica


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

not-elatorio-diagnostico--des-gilson-lemes-lendo-relatorio-2020-04.11.jpg
O presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, parabenizou a equipe da Seplag pela qualidade do documento

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, recebeu nesta quarta-feira (4/11), das mãos do juiz auxiliar da Presidência Rui de Almeida Magalhães e do responsável pela Secretaria Executiva de Planejamento e Qualidade na Gestão Institucional (Seplag), João Victor Rezende, o Relatório Diagnóstico do TJMG, com a proposta de Planejamento Estratégico para o sexênio 2021/2026.

“Trata-se de um trabalho belíssimo, que será agora apresentado a todos os membros do Comitê Estratégico do TJMG em reunião a ser realizada no próximo dia 10 de novembro. O documento contou com uma ampla consulta ao púbico interno e a advogados, operadores do Direito e sociedade”, ressaltou o presidente Gilson Soares Lemes.

De acordo com o presidente do TJMG, o diagnóstico permitirá a atualização do Planejamento Estratégico do Tribunal estadual mineiro, com base nas metas nacionais para o Poder Judiciário. “O comitê buscará, agora, construir essa proposta”, pontuou o presidente. O amplo Relatório estará disponível no Portal do TJMG.

“Parabenizo a toda a equipe que trabalhou para a elaboração deste documento diagnóstico. Vamos agora aguardar a apreciação da minuta de resolução, na reunião do dia 10 de novembro, para então votarmos no Órgão Especial a resolução que traça exatamente esse Planejamento Estratégico para o sexênio 2021/2026. Um planejamento que busca, com muita ênfase, dar uma visão do TJMG como um tribunal íntegro, eficiente, inovador e transparente”, declarou o presidente.

 

Fontes diversas

 

not-elatorio-diagnostico-dir p esq joao victor-gilson lemes dr rui magalhaes2020-04.11.2020.jpg
Em reunião na Presidência, o secretário executivo da Seplag, João Victor Rezende, e o juiz auxiliar Rui de Almeida Magalhães entregaram o Relatório a Gilson Lemes

 

O secretário executivo João Victor Rezende destacou que o Relatório tem fontes diversas de informações. “Trata-se de um documento muito abrangente, com quase cem páginas, no qual o principal objetivo é criar subsídios técnicos e informacionais, com base em dados e evidências, para aprimorar esse processo de revisão da estratégia para o TJMG”, declara.

Na avaliação do secretário, o momento de revisão e de construção do futuro estratégico do Tribunal mineiro, para os próximos seis anos, exige uma melhor compreensão do presente. “O Relatório traz diversas informações: o desempenho do Tribunal no período da pandemia, indicadores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), indicadores jurisdicionais, desempenho na área administrativa e orçamentária e o perfil do TJMG”, explica.

De acordo com o secretário executivo, todo o processo de gestão participativa das consultas públicas realizadas pelo TJMG, tanto a interna quanto a externa, também está inserido no documento. “O Relatório vem com este sentido: oferecer todo o conhecimento, com base em evidências, a fim de verificar as melhores práticas e as oportunidades de melhoria — pois sempre podemos aperfeiçoar —, para que possamos fornecer ao corpo diretivo da Casa, à alta administração e ao comitê estratégico uma escolha mais crível, fácil e eficiente”, ressaltou.

 

not-elatorio-diagnostico--foto-da-capa--2020-04.11.2020.jpg
O Relatório, com mais de cem páginas, tem por objetivo criar subsídios técnicos e informacionais para aprimorar a revisão da estratégia para o TJMG

Trabalho de fôlego 

O juiz auxiliar da Presidência Rui de Almeida Magalhães destacou o trabalho realizado pela Seplag para a elaboração do documento. “Foi um trabalho de fôlego e de qualidade. Os servidores conseguiram, em um período de tempo curto, elaborar um documento muito consistente”, afirmou.

De acordo com o magistrado, além de muito detalhado, apresentando questões orçamentárias, estruturais, funcionais e de pessoal, o documento tem o mérito de apresentar os resultados de uma ampla participação popular na elaboração do Planejamento Estratégico para o período de 2021 a 2026.

“Fizemos uma indagação à sociedade: Que Tribunal queremos para o futuro? Isso nos permitiu projetar uma expectativa para o futuro. O resultado foi um trabalho de peso e muito consistente, feito pela equipe da Seplag, sob a direção do secretário João Victor. Meus parabéns a todos”, concluiu.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial