Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Santa Maria do Suaçuí terá novo fórum

Edificação deve ficar pronta em maio de 2020


- Atualizado em Número de Visualizações:
Autoridades exibem imagem com projeto de fórum
Da esquerda para a direita, o juiz Rafael Continentino, o presidente Nelson Missias de Morais, os desembargadores Elias Camilo e Bernardino Godinho Campos

A partir desta sexta-feira, 6 de setembro, Santa Maria do Suaçuí, no Vale do Rio Doce, tem um motivo para celebrar o mês de maio de 2020: essa é a data marcada para a entrega do novo fórum da comarca. O anúncio solene foi feito nesta sexta-feira, 6 de setembro, pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais.

O presidente do TJMG, em seu discurso, destacou a importância das instituições, em especial do Judiciário, que funciona como uma forma de “poder moderador” e precisa trabalhar com independência para melhor cumprir sua missão, dialogando e, eventualmente, enfrentando obstáculos para implementar melhorias.

O desembargador Nelson Missias frisou seu compromisso com a Constituição Federal e a defesa dos direitos, lembrando que tem buscado, desde o começo de sua administração, uma gestão compartilhada, ouvindo juízes, servidores, advogados e parceiros, com o foco em cada cidadão que frequenta as unidades jurisdicionais do TJMG, em todo o estado.

Ouça o podcast com as informações do presidente do TJMG:

Presidente discura em evento
O presidente Nelson Missias comentou que em torno de 30 fóruns serão inaugurados em sua gestão

“São, desde que tomei posse, 43 fóruns em construção em um ano e dois meses. Vamos deixar em torno de três dezenas de edificações inauguradas. Investimos, com determinação e seriedade, em agilizar a oferta de condições excelentes de trabalho, mesmo com a crise econômica”, celebrou, acrescentando que a nova gestão, ao assumir em julho próximo, poderá contar com 45 novos fóruns.

O presidente Nelson Missias de Morais ressaltou que faz questão de estar presente na inauguração, de caráter festivo para todos. “Quero garantir que voltarei, em maio, com satisfação e enorme respeito por este povo, para a inauguração da nova sede do Judiciário em Santa Maria do Suaçuí”, concluiu. O magistrado teve a fala interrompida por palmas por mais de uma vez.

Na ocasião, o desembargador Nelson Missias de Morais e o juiz Rafael Arrieiro Continentino, diretor do foro, também foram homenageados pela subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais.

Autoridades de pé exibem placa de homenagem
O presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, e o juiz Rafael Continentino, foram homenageado pela OAB/MG

Gratidão e trabalho

Para o diretor do foro, o anúncio de uma nova Casa da Justiça assinala um momento histórico para a Comarca de Santa Maria do Suaçuí. Ele frisou que a moderna estrutura da edificação atenderá com mais dignidade, respeito e acessibilidade a todos os que buscam diariamente, no Poder Judiciário local, uma solução para seus problemas.

“É com alegria e satisfação que eu, enquanto cidadão que ama esta comarca e também na condição de diretor do foro, agradeço por todo o empenho e por todo o esforço desta administração do TJMG para a realização deste sonho”, declarou.

Em mesa de honra, presidente discursa
O presidente Nelson Missias (C) enalteceu a importâncias de honrar as instituições e falou de sua dedicação à priorização do primeiro grau

O juiz Rafael Continentino registrou a atenção que a gestão tem destinado à Primeira Instância, particularmente às comarcas de primeira entrância, não só pela construção e reforma de fóruns, mas, também, pelo investimento em pessoal.

“Mesmo com todas as dificuldades financeiras pelas quais passa o Estado de Minas Gerais, foram nomeados e empossados 70 novos juízes, aprovados no último concurso, que reforçarão, e muito, a Justiça nas localidades em que passarão a atuar”, celebrou.

O magistrado ponderou que, embora tenha relativamente pouco tempo de magistratura — dois anos de efetivo exercício da atividade judicante — já é capaz de perceber “o quanto sofre uma comarca que está sem um juiz exclusivo, mesmo com o esforço hercúleo do magistrado que nela coopera”.

Expressando o seu reconhecimento pelas várias medidas empreendidas para melhorar as condições de trabalho e de acolhida dos cidadãos pela atual administração do TJMG, ele disse ter certeza de que a contrapartida será uma resposta eficiente. “Todo esse esforço será recompensado pelo trabalho incansável dos novos colegas. Quem agradece, ao fim e ao cabo, é o jurisdicionado das Minas Gerais”, garantiu.

Atenção ao jurisdicionado

O superintendente de obras do TJMG, desembargador Amauri Pinto Ferreira, salientou que assumiu o cargo com a consciência de que se tratava de um desafio, mas com o firme propósito de auxiliar a gestão.

“O presidente manifestou sua preocupação e o desejo de atender às comarcas do interior, que frequentemente nem contam com fóruns, e onde juízes e servidores trabalham em lugares inadequados. Ele se reuniu com a Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial e colocou uma meta ambiciosa, que estamos próximos de cumprir”, contou.

O superintendente disse que, mesmo sabendo que o número fixado era elevado, não duvidou de que seria alcançada a meta, considerand a grande capacidade de trabalho e de mobilização do presidente e de sua equipe. “Hoje estamos aqui para mostrar que esse sonho se tornou realidade”, concluiu.

O novo fórum

Fachada de fórum
O prédio atual está em vias de se tornar histórico, dando lugar a uma edificação mais confortável e apropriada

O prédio de um pavimento, com 750 m² de área construída, abrigará uma vara, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, o Juizado Especial, o Salão do Tribunal do Júri e setores de apoio, concentrando todo o atendimento jurisdicional em um só local.

As instalações serão acessíveis a pessoas com dificuldades de locomoção e contarão com estacionamento com 17 vagas, sendo quatro para motos, além de bicicletário com sete vagas. A construção, que deve ficar pronta em abril do ano que vem, foi orçada em aproximadamente R$ 3 milhões.

Projeto de novo fórum (maquete eletrônico)
Novas instalações oferecem um ambiente seguro, sustentável e acessível ao usuário

Além de ser equipado com sistema de prevenção e combate a incêndio, com uso de alarmes e hidrantes, e sistema eletrônico de controle e segurança de acesso, o que aumenta a segurança para os usuários do espaço, a edificação é dotada de luminárias de LED e sistema de ar-condicionado em todos os ambientes, o que proporciona a adequação da temperatura com eficiência e economia.

Além do Município de Santa Maria do Suaçuí, a comarca abrange os Municípios de José Raydan, São José da Safira e São Sebastião do Maranhão, e os Distritos de Brejo de Minas, Glucínio, Poaia, Mãe dos Homens e Santo Antônio dos Araújos.

Atualmente, 4.840 ações estão ativas na comarca. Em 2018, ingressaram 2.176.

Presenças

Compareceram ao evento, além disso, a 2ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Áurea Brasil, os desembargadores Elias Camilo, nascido em Santa Maria do Suaçuí, Maria Luíza de Marilac e Wanderley Paiva, superintendente adjunto de Segurança Institucional do TJMG.

noticia4-forum-de-santa-maria-da-suacui.jpg
Autoridades prestigiaram anúncio de obra

Mais imagens aqui 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial