Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Santa Luzia capacita profissionais da Apac

Objetivo é qualificá-los para lidar com dependentes de drogas e álcool


- Atualizado em Número de Visualizações:

Em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) de Santa Luzia promoveu uma capacitação para os monitores do programa “Caminhos do cuidado: em busca da sobriedade”. O evento, realizado nos dias 22 e 23 de novembro, contou com o apoio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernades (Ejef) e do Programa Novos Rumos do TJMG.  

not5---treinamento-monitor-apac---autoridades----26.11 _2_.jpg
Juízes auxiliares da Corregedoria de Justiça abriram o evento (Crédito: Divulgação/TJMG)

Estiveram presentes na solenidade de abertura os juízes auxiliares da Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) Aldina de Carvalho Soares e Adriano Zocche, que representaram o corregedor-geral de Justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo, e Valdeci Ferreira, da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), responsável pela aplicação do método Apac.

Participaram do curso encarregados administrativos, facilitadores coordenadores e voluntários indicados pelo Programa Novos Rumos por meio da FBAC para atuarem no Centro de Reintegração Social da Apac de Santa Luzia. O objetivo da capacitação é formar pessoas para implementar o programa “Caminhos do cuidado: em busca da sobriedade”, voltado a recuperandos e recuperandas que sofrem com o problema da dependência química e do álcool.

Entre os temas do conteúdo programático, os alunos puderam aprender e debater sobre o que é viver bem, o que é sobriedade, porque viver sóbrio e como alcançar a sobriedade.

not4---treinamento-monitor-apac---autoridades----26.11 _1_.jpg
Magistrados do TJMG e representantes da FBAC estão otimistas com os resultados futuros para diminuir o índice de reincidência no crime (Crédito: Divulgação/TJMG)

Graduado em Psicologia pela PUC Minas, o professor da capacitação, Marcelo Gomes Moutinho, é atuante nas unidades da Apac há 23 anos. Ele foi coordenador de equipe da Pastoral Carcerária da penitenciária de segurança máxima Nelson Hungria, em Contagem/MG, de 2000 a 2002; nos últimos sete anos foi gerente administrativo e de metodologia da filial da FBAC no Maranhão e atualmente compõe a equipe do programa “Caminhos do cuidado: em busca da sobriedade”.

Marcelo Moutinho atuou como representante da FBAC no Seminário sobre Justiça Restaurativa no Congresso da ONU em 2010 e na Convocatória Mundial da Prison Fellowship International (Associação Prisional Internacional, em tradução literal), no Canadá em 2011; foi assessor de implantação da unidade da Apac feminina, em Medellín na Colômbia, em 2012; e instrutor da metodologia Apac, na unidade da Apac feminina, em Santiago no Chile, em 2020.

not3---treinamento-monitor-apac---geral----26.11.21.jpg
Foram dois dias inteiros de curso para a formação dos orientadores (Crédito : Divulgação/TJMG)

“Após constatar que a principal causa de reincidência dos egressos das unidades da Apac era a volta para o crime daquelas pessoas envolvidas com o uso de drogas e bebidas, a FBAC elaborou esse curso para orientadores. Com o apoio do Tribunal, foi realizada a capacitação na Apac de Santa Luzia, que vem se destacando pela lisura no seu cuidado com os reeducandos”, disse a juíza Aldina Soares.

Ela entende que, “para os dependentes químicos, permanecer sem o vício é um desafio porque o caminho das drogas e da bebida é mais fácil para quem já passou pela desesperança, por isso é preciso fortalecer o espírito e a crença na capacidade do ser humano de superar os obstáculos para vencer os vícios”.

not2---treinamento-monitor-apac---caderno-do-monitor--26.11.jpg
 Material e tema do curso tratam da espiritualidade (Crédito : Divulgação/TJMG)

Veja matéria publicada na página da FBAC com depoimentos de recuperandos que já participaram do programa e conseguiram superar o uso de álcool e droga.

not1---treinamento-monitor-apac---waldeci--26.11.21.jpg
Valdeci Ferreira, diretor-executivo da FBAC, falou para os futuros orientadores (Crédito: Divulgação/TJMG)

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial