Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Projeto "Jovens Parceiros" busca expandir parcerias com empresas

Próximo passo é reunião com diretoria da Fiemg


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, recebeu nesta terça-feira (25/10) uma atualização do projeto “Jovens Parceiros”, que será apresentado em breve à diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) . O objetivo é ampliar o número de empresas parceiras do projeto, ligado à Coordenadoria da Infância e Juventude (Coinj) do TJMG.

Not--Jovens-Parceiros_3.jpg
 Reunião debateu os próximos passos do projeto "Jovens Parceiros", da Coordenadoria da Infância e Juventude (Crédito: Euler Junior/TJMG)

A apresentação contou com a presença do superintendente jurídico institucional do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes; da superintendente da Coinj, desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz; da coordenadora executiva da Coinj, juíza Maria Lúcia Cabral Caruso e da assistente de apoio da 2ª Vara de Sucessões em Belo Horizonte, Maria Eduarda Alves de Souza.

O projeto “Jovens Parceiros” é fruto de uma parceria firmada inicialmente entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a MRV Engenharia e Participações S.A. e a Associação Profissionalizante do Menor de Belo Horizonte (Assprom).

Em funcionamento desde 2019, o projeto tem como ponto primordial o aprendizado dos jovens para o ingresso no mercado de trabalho. E, dentro dessa ação educacional e profissionalizante, o jovem também recebe noções de solidariedade, cidadania, respeito, ética, direitos sociais e proteção dos próprios direitos.

“O projeto, desde 2019 até 2022, atendeu 347 jovens. O que se pretende no momento é a expansão desse projeto no sentido de abrir o leque da formação técnica e profissional e também da futura locação desses jovens no mercado de trabalho de maneira eficiente”, disse a juíza Maria Lúcia Cabral Caruso.

Maria Eduarda Alves de Souza tem 18 anos e atua hoje como assistente de apoio da 2ª Vara de Sucessões do TJMG. Está cursando o segundo período do curso de Direito. Sua trajetória começou há dois anos, quando ingressou na Assprom e começou a estudar e se capacitar para conquistar o seu sonho: um dia se tornar desembargadora. Por meio da Assprom, ela se dedicou e conseguiu concorrer à vaga que hoje ocupa no TJMG.

“Graças a essa oportunidade, eu estou aprendendo a conquistar meus objetivos e consegui entrar na faculdade. Eu diria aos jovens que também querem correr atrás dos seus sonhos que procurem informações, pesquisem e não desanimem. Eu descobri a Assprom pelo portal do TJMG. Li uma matéria sobre a parceria que tem com a Orquestra do TJMG e fui pesquisar mais. Daí, me inscrevi e aqui estou hoje. Oportunidades existem, principalmente para os jovens no TJMG. Seus sonhos sempre têm uma solução. E o meu é o de um dia me tornar desembargadora”, conta Maria Eduarda.

Not--Jovens-Parceiros_1.jpg
A jovem Maria Eduarda (à direita) é um dos exemplos de sucesso do projeto "Jovens Parceiros" do TJMG (Crédito: Euler Junior/TJMG)

Segundo a desembargadora Valéria Queiroz, o foco para o futuro do projeto é que os mais jovens, como Maria Eduarda, alcancem seus objetivos e que a iniciativa possa se expandir também para o interior do estado.

“Vamos elevar esse projeto tão exitoso para o interior para formamos adolescentes e jovens até os 24 anos de idade e criar mais alternativas de cidadania e de emprego. Eu lido com jovens há quase 20 anos e sei que o que mais desejam é a oportunidade de fazer cursos profissionalizantes e conseguir o primeiro emprego. A dificuldade é grande e sem essa formação que o tribunal oferece em parceria com as empresas, essas chances seriam quase nulas. E a gente só constrói um país por meio da educação e da formação desses jovens”, disse a desembargadora Valéria Queiroz.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial