Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente Gilson Lemes inaugura fórum em Campos Altos

Novas instalações, mais modernas, ampliam eficiência na prestação jurisdicional


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-inauguracao-forum-CamposAltos-placa.jpg
Inaugurado nesta terça-feira (3/5), fórum de Campos Altos é o 16º entregue pela atual gestão do TJMG (Crédito: Mirna de Moura)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, inaugurou, nesta terça-feira (3/5), as novas instalações do novo fórum da comarca de Campos Altos, no Vale do Paranaíba. A nova edificação substitui prédio cedido pela prefeitura, onde o fórum funcionou durante anos.

O presidente chegou a Campos Altos após ter inaugurado o novo fórum da Comarca de São Gotardo, acompanhado dos desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Luiz Artur Hilário, Wanderley Paiva e André Luiz Amorim Siqueira.

Na cerimônia, o Hino Nacional foi executado pela Lira Santo Antônio, de Campos Altos, formada por crianças e adolescentes. Após participar da cerimônia de hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e do Poder Judiciário, o presidente Gilson Lemes descerrou a fita inaugural do novo fórum, ao lado da diretora do foro de Campos Altos, juíza Amanda Cruz Vargas Barra, e dos convidados para a solenidade.

Crescimento

O presidente Gilson Lemes expressou sua grande satisfação por estar em Campos Altos cuja comarca, em setembro, comemora 20 anos de instalação. Ele inaugurou o 16º fórum no Estado nesta gestão, iniciada em julho de 2020. "É uma cidade localizada em uma linda região, em cenário privilegiado, peculiar, em uma área bastante montanhosa. O município é emoldurado pelas serras da Saudade, Canastra, Salitre, Marcela e do Urubu", disse.

Ele também fez um breve resumo histórico do município e destacou o café e o queijo produzidos na região, segundo ele, com sabores incomparáveis. "Campos Altos, como inúmeras outras cidades deste nosso Brasil, conheceu, ao longo dos anos, o desenvolvimento e o crescimento, impulsionados, sobretudo, pela produção de café", afirmou.

Not-inauguracao-forum-CamposAltos-presidente.jpg
Presidente Gilson Lemes afirmou que, a exemplo de Campos Altos, outras comarcas mineiras serão contempladas com novas sedes do Judiciário  (Crédito: Mirna de Moura)

Ele disse que o fórum local tornou-se, com o tempo, insuficiente e ultrapassado para atender à crescente demanda da comunidade. Agradeceu a todos os que se empenharam na instalação do novo fórum, especialmente, o desembargador Sérgio André da Fonseca Xavier, que está no comando da Superintendência de Obras do TJMG; o juiz auxiliar da Presidência Jair Francisco dos Santos; e toda a equipe de Engenharia e Gestão Predial do TJMG, dirigida por Marcelo Junqueira.

“Levo ainda nossos sinceros agradecimentos à diretora do foro da Comarca de Campos Altos, juíza Amanda Cruz Vargas Barra, pela imprescindível contribuição para o bom andamento dos trabalhos. Meus agradecimentos especiais ao município de Campos Altos, na pessoa do atual prefeito, Paulo Cezar de Almeida”, completou.

A diretora do foro de Campos Altos, juíza Amanda Cruz Vargas Barra, disse que  “a nova edificação oferecerá muito mais conforto para magistrados, servidores, operadores do direito e para o jurisdicionado”.

Not-inauguracao-forum-CamposAltos-juiza.jpg
Diretora do foro, juíza Amanda Cruz Vargas Barra, disse que nova edificação oferecerá muito mais conforto para os servidores e para o jurisdicionado (Crédito: Mirna de Moura)

A juíza afirmou ainda que a comarca, com vara única, atende a uma população de quase 20 mil habitantes e tem um acervo processual de aproximadamente sete mil feitos. 

Modernidade

O novo fórum da Comarca de Campos Altos pode receber até duas varas. Possui tribunal do júri, salas para magistrados, advogados, promotores e defensores públicos, além de secretarias, arquivo e para o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), sistemas de segurança e de ar-condicionado e amplo estacionamento. A edificação também tem total acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. 

Not-inauguracao-forum-CamposAltos.jpg
Prédio inaugurado tem capacidade para até duas varas (Crédito: Mirna de Moura)

Presenças

Também compareceram ao evento o prefeito de Campos Altos, Paulo César de Almeida; o vice-prefeito de Campos Altos, Vicente de Paulo Mateus; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Guilherme Sadi,  que representou o corregedor-geral de justiça de Minas Gerais, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo; o deputado estadual João Bosco; o cafeicultor da região, empresário José Maria de Oliveira; o diretor de Engenharia e Gestão Predial do TJMG, Marcelo Junqueira; além de representantes dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo da Região, Polícias Civil e Militar.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial