Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente do TJMG vai a Jaíba para anunciar construção de fórum

Cidade deverá ser sede de nova comarca em Minas Gerais


- Atualizado em Número de Visualizações:
imagem da cidade de Jaíba
População de Jaíba supera 38 mil habitantes

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Nelson Missias de Morais, e o juiz João Carneiro Duarte Neto, diretor da Comarca de Manga, anunciam na sexta-feira, 17 de maio, em Jaíba (Norte de Minas), a construção do fórum da cidade.

A solenidade está marcada para as 14h no Centro de Eventos José Arnaldo dos Santos, na Avenida Valdomiro Cardoso de Sá, 10, Centro.

Jaíba atualmente integra a Comarca de Manga. A Lei de Organização e Divisão Judiciárias de Minas Gerais prevê um cargo de juiz para o município, que será a sede da futura comarca.

Crescimento

O juiz João Carneiro Duarte Neto comenta que Jaíba experimentou um crescimento populacional acentuado nas últimas décadas, o que gerou uma demanda processual na região. A distância entre Jaíba e Manga é de 77 quilômetros, e no percurso entre as duas cidades há um rio que só pode ser atravessado de balsa. Com o novo fórum, esse deslocamento não será necessário, facilitando bastante o trâmite processual.

Entre 2000 e 2010, a população de Jaíba cresceu a uma taxa média anual de 2,10%, enquanto no Brasil a taxa foi de 1,17%, no mesmo período. Nessa década, a taxa de urbanização do município passou de 48,18% para 52,51%. Em 2010 viviam no município 33.587 pessoas, segundo o site Atlas Brasil.

Sua população em 2018 era de 38.413 habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Fórum de Jaíba será construído na Rua João Antônio de Oliveira, 400, Centro.

 

Serviço

Anúncio da construção do Fórum de Jaíba

Sexta-feira, 17 de maio, às 14h

Centro de Eventos José Arnaldo dos Santos

Avenida Valdomiro Cardoso de Sá, 10 – Centro

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial