Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente do TJMG inaugura fórum em Pedro Leopoldo

Novo prédio tem 3,2 mil m² e capacidade para abrigar até cinco varas judiciais


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, inaugurou, nesta quarta-feira (4/5), o novo fórum da Comarca de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A solenidade de inauguração reuniu diversos magistrados, servidores e a comunidade jurídica.

not---inauguracao-do-forum-de-pedro-leopoldo---DESCERRAMENTO PLACA---04.05.22.jpg
Inauguração do novo fórum de Pedro Leopoldo reuniu diversos magistrados e autoridades (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

O prédio tem três pavimentos e capacidade para abrigar até cinco varas judiciais. A comarca possui duas varas e uma unidade jurisdicional do Juizado Especial. A edificação recebeu o nome de Tabelião Alberto Diniz, que trabalhou mais de 50 anos em um cartório de notas no município.

O homenageado é pai do desembargador Alberto Diniz Júnior, também natural de Pedro leopoldo e que foi auxiliar de Cartório, escrevente judicial e escrivão na cidade. Ele, que é desembargador do TJMG desde 2014, foi presidente da Amagis de 2019 a 2021.

O novo fórum, que começou a ser construído em fevereiro de 2019, tem 3,2 mil m² e, além das varas judiciais, vai abrigar o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). A construção é acessível a pessoas com dificuldades de locomoção e possui um sistema de iluminação eficiente e sustentável, bem como um estacionamento para 54 veículos.

Trajetória

Durante a solenidade de inauguração do Fórum Doutor Roberto Belissário Viana, o presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, falou de sua trajetória à frente do Tribunal desde que assumiu a Presidência, em julho de 2020, lembrando sobre os desafios e sobre a necessidade de seguir em frente, mesmo diante das dificuldades. “Eu e a direção da Casa mergulhamos nessa tarefa desafiante, com entusiasmo e vigor. Agora, a cada dia, mais e mais, nos vemos colhendo os frutos desse trabalho comprometido e incansável”, afirmou.

not---inauguracao-do-forum-de-pedro-leopoldo---DISCURSO-GILSON---04.05.22.jpg
O presidente Gilson Soares Lemes destacou o trabalho incansável que foi realizado durante sua gestão para contemplar as comarcas mineiras de melhor estrutura (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

 

O presidente Gilson Lemes disse que “o novo fórum de Pedro Leopoldo é resultado de nosso firme compromisso de oferecer à sociedade uma prestação jurisdicional de mais qualidade e de oferecer ambientes mais adequados e dignos a magistrados, servidores, colaboradores, estagiários, promotores de justiça, defensores públicos, advogados e jurisdicionados. O novo fórum era um desejo desta comunidade, que agora se materializa”.

No evento, houve apresentação do quinteto de cordas da Orquestra Jovem do TJMG, ligado à Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj).

Desenvolvimento

O presidente Gilson Lemes também disse que o novo prédio, onde funcionava o Judiciário, tornou-se insuficiente e ultrapassado para atender à crescente demanda da comunidade por justiça e à modernização que os tempos contemporâneos exigem. Ele ressaltou ainda a importância de garantir o acesso à Justiça, que é um direito fundamental, e reiterou o trabalho que vem sendo feito com afinco, entusiasmo e comprometimento nesta gestão.

“Desde o início da gestão, estamos imbuídos nesse propósito de dar mais condições de trabalho a magistrados e servidores, com soluções tecnológicas, recursos humanos e novas edificações. O fórum de Pedro Leopoldo é o 18º prédio inaugurado neste biênio. Minha sensação é de dever cumprido”, disse.

O superintendente administrativo adjunto do TJMG e presidente eleito para o biênio 2022/2024, desembargador José Arthur Filho, afirmou que o momento da inauguração é muito importante para a Comarca de Pedro Leopoldo, que passa a ser dotada de uma estrutura mais adequada. “Estamos falando de instalações mais modernas e confortáveis, que contribuirão para dar mais eficiência ao trabalho. Isso trará impactos significativos à prestação jurisdicional oferecida à sociedade de Pedro Leopoldo”, afirmou.

Gratidão

O desembargador Alberto Diniz Junior expressou sua gratidão ao presidente Gilson Lemes e ao TJMG pela inauguração do novo fórum. “Lutei muito para a construção desse fórum, quando fui superintendente administrativo adjunto. Trabalhei muito para viabilizar essa obra, e hoje vemos essa conquista se concretizar. É um momento de muita alegria”, disse.

not---inauguracao-do-forum-de-pedro-leopoldo---DESEMBARGADORES-CONVIDADOS---04.05.22.jpg
A solenidade foi prestigiada por diversos desembargadores, juízes, autoridades locais e representantes do Executivo e do Legislativo (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

O magistrado afirmou que a homenagem feita a seu pai, o tabelião Alberto Diniz, que dá nome à edificação, é muito significativa para a sua família. “Expresso as minhas congratulações ao presidente Gilson Soares Lemes, que tem feito um trabalho magnífico no TJMG. Para o jurisdicionado, o benefício é total. Temos agora um local moderno e com conforto para todos. A conquista é maravilhosa.”

Atendimento

A diretora do Foro de Pedro Leopoldo, juíza Maria Jacira Ramos e Silva, destacou a gratidão com a direção do TJMG pelos esforços empreendidos para que a Comarca recebesse um novo prédio, com condições mais adequadas para o trabalho de magistrados, servidores e operadores do Direito, bem como para o atendimento aos jurisdicionados. “Estávamos sem espaço para atender o cidadão, já que funcionávamos em um prédio antigo e que apresentava diversas limitações em razão do desenvolvimento da Comarca nos últimos anos”, destacou.

A magistrada afirmou ainda que o espaço físico limitado também dificultava o cumprimento de algumas determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como a criação de uma sala passiva e de um ambiente propício para ouvir o depoimento especial de crianças vítimas de violência. O fórum antigo também não tinha salão do júri. 

not---inauguracao-do-forum-de-pedro-leopoldo---FACHADA-DO-FORUM---04.05.22.jpg
O novo prédio tem três pavimentos e capacidade para abrigar até cinco varas judiciais (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

“O novo fórum era uma reivindicação antiga de Pedro Leopoldo. Com o novo prédio, teremos como pensar em novas varas. Além disso, agora estamos dotados de plenas condições para atender melhor o cidadão. Temos um prédio acessível, com salas amplas e com locais adequados para a realização de audiências. Estamos entusiasmados e animados com essa nova fase do trabalho na Comarca”, resumiu.

Segundo a juíza, o Judiciário local funcionava em três endereços, sendo um prédio próprio e dois imóveis alugados, o que dificultava o acesso dos cidadãos. Com o novo fórum, os serviços judiciários estarão concentrados no mesmo local, com exceção dos Juizados Especiais Cíveis no Aeroporto de Confins, que permanecerão fora da edificação inaugurada nesta quarta-feira.

not---inauguracao-do-forum-de-pedro-leopoldo---JUIZA-DIRETORA---04.05.22.jpg
A diretora do Foro de Pedro Leopoldo, juíza Maria Jacira Ramos e Silva, falou sobre os benefícios de reunir em um mesmo endereço todos os serviços judiciais (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

De janeiro a março de 2022, a Comarca de Pedro Leopoldo recebeu 1,7 mil novos processos. O acervo de feitos ativos é superior a 13 mil ações judiciais. O município que sedia a Comarca – Pedro Leopoldo –, bem como seus distritos – Doutor Lund, Fidalgo, Lagoa de Santo Antônio e Vera Cruz de Minas – têm cerca de 65 mil habitantes. Também integra a Comarca o município de Confins.

Presenças

Na solenidade de inauguração, compuseram a mesa de honra o presidente Gilson Soares Lemes; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Marcos Lincoln; o superintendente administrativo adjunto do TJMG, José Arthur Filho; o ex-presidente do TJMG Pedro Bitencourt Marcondes; a superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) e 3ª vice-presidente eleita, desembargadora Ana Paula Caixeta; o desembargador Alberto Diniz Junior; a juíza Maria Jacira Ramos e Silva; a prefeita de Pedro Leopoldo, Eloisa Helena Carvalho de Freitas Pereira; e o presidente da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo, vereador Eldir José Batista.

Veja mais fotos deste evento no Flickr do TJMG

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial