Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente do TJMG é eleito vice-presidente de Inovação e Tecnologia do Consepre

Ele irá compor a Comissão Administrativa eleita para 2023


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, foi eleito vice-presidente de Inovação e Tecnologia do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre). A escolha da nova Comissão Administrativa da entidade, para o exercício em 2023, foi feita durante eleição realizada no terceiro dia do 5º Encontro do Consepre, nesta sexta-feira (25/11), em Bonito (MS). 

Not---Consepre-25.11.22d.jpg
Nova comissão administrativa, que irá substituir a atual, cujo presidente é o desembargador José Laurindo de Souza Netto (o 2º, da esquerda para a direita), foi eleita nesta sexta-feira (25/11) (Crédito: Divulgação/TJMS)

O Consepre terá na Presidência o desembargador Carlos Alberto França, presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), que recebe o cargo do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), desembargador José Laurindo de Souza Netto. O desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), será o vice-presidente; o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira, será o vice-presidente de Relacionamento Institucional; e a presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, a vice-presidente de Cultura.

Além da nova composição, foram aprovadas, por unanimidade, as alterações de nomenclatura dos cargos e a criação da Vice-Presidência de Inovação e Tecnologia. 

O presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho, disse que foi uma vitória para o TJMG.  “Essa eleição que tivemos no Consepre, que nos brindou, à unanimidade, com o cargo de Vice-Presidente é, na verdade, uma vitória do TJMG. Ocorreu pela importância, estatura, dinamismo e, em especial, pela marca da inovação que estamos fomentando em nosso Tribunal. É um reconhecimento ao protagonismo do TJMG nas áreas de tecnologia e inovação, é isso me faz muito feliz”, afirmou o presidente José Arthur Filho.

Ele também manifestou o orgulho de assumir o cargo. “É com imensa satisfação, honra, orgulho, gratidão e sentimento de responsabilidade que assumo, como vice-presidente de Inovação e Tecnologia do Consepre”. Ressaltou ainda “profundo reconhecimento, respeito e consideração, a cada um dos eleitos que se destacam pela dedicação e pelo empenho para prestação jurisdicional de excelência”. 

O presidente do TJMG parabenizou ainda a atual Comissão Administrativa do Conselho, em especial ao atual presidente. “Parabenizo ao desembargador José Laurindo de Souza Netto, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, pela atuação exemplar na Presidência do Consepre, desde o dia 10 de janeiro deste ano, quando tomou posse em solenidade ocorrida no plenário do Tribunal de Justiça do Paraná”.

Atribuições

Ao assumir a Vice-Presidência de Inovação e Tecnologia do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, representará a Região Sudeste e será responsável por: 

  • Ampliar o diálogo entre os tribunais nas áreas de tecnologia de informação e comunicação de inovação, para otimização de recursos humanos e financeiros;
  • Propor soluções tecnológicas de uso comum, construídos pelo conselho e disponibilizados para todos os tribunais membros;
  • Difundir a cultura da inovação através de simpósios específicos e capacitação continuada para todos os tribunais membros.

Encontro

O 5º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, iniciado na quarta-feira (23/11), foi finalizado nesta sexta (25/11) e reuniu presidentes dos tribunais estaduais e juízes auxiliares. Pelo TJMG participam, além do presidente José Arthur Filho, o desembargador Pedro Aleixo Neto e o juiz auxiliar da Presidência, Thiago Colnago Cabral.

Durante o evento também ficou definido que a 6ª edição, prevista para março de 2023, será sediada pelo TJMG. A iniciativa partiu do presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho e foi decidida nessa quinta (24/11). 

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial