Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente do TJMG conhece tecnologia que pode auxiliar no tratamento da psoríase

Encontro com a startup Nanonib ocorre durante a Campanha Nacional de Conscientização da doença


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, recebeu, nesta segunda-feira (24/10), uma visita de cortesia de membros da startup Nanonib. 

Durante o encontro, os empresários apresentaram ao chefe da corte mineira uma nova tecnologia fabricada a partir de um material avançado, que utiliza o nióbio para produzir uma nanotecnologia aplicada ao tratamento da psoríase.

Not-reuniao-Nano.jpg
Reunião foi realizada nesta segunda-feira (24/10) no gabinete da Presidência do TJMG (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

A reunião ocorre justamente durante a Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase, celebrada em outubro e apoiada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, como informa o presidente José Arthur Filho. 

“É importante que nós, como Judiciário Mineiro, possamos alertar para a conscientização da doença por meio de uma campanha tão importante e, diante disso, conhecer um projeto de inovação que visa aliviar os sintomas da enfermidade”, disse após o encontro realizado na gabinete da Presidência do TJMG. 

A importância de apresentar o projeto também foi considerada pelo farmacêutico e diretor técnico da empresa, Joel José Passos, que ponderou o apoio do Judiciário à campanha e lembrou que a proposta chegou ao presidente do TJMG por meio da Gerência de Saúde no Trabalho (Gersat) do Tribunal de Justiça.     

“Como o tribunal está na campanha, nós viemos demonstrar essa inovação de uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Essa tecnologia ainda não está disponível no mercado, mas já está em fase de desenvolvimento", comentou. 

O projeto

O projeto de pesquisa, idealizado por um grupo de professores do departamento de Química da UFMG, produz, por meio de ingrediente ativo à base de nióbio, uma tecnologia que ajuda a aliviar os sintomas da psoríase por meio de um cosmético. 

Conforme explica o professor da UFMG, membro da equipe que desenvolveu a tecnologia e sócio da Nanonib, Jadson Cláudio Belchior, a inovação “é um grande avanço para contribuição na área e redução do impacto da doença, que mexe com a autoestima das pessoas”. 

A Nanonib foi fundada em 2019 por pesquisadores da UFMG, em parceria com empresários e investidores, com foco na fabricação de produtos avançados contendo nióbio para aplicações diversas nas áreas de saúde e cosméticos. 

A campanha

Desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase tem como objetivo combater o preconceito e estimular o bem estar daqueles que convivem com a doença não contagiosa. 

Problema de pele relativamente comum, a enfermidade afeta cerca de 3% da população mundial e tem sintomas que variam de paciente para paciente, podendo se apresentar sob diversas formas, desde um leve desconforto, até a sensação dolorosa em casos mais graves.

Alguns fatores de risco podem facilitar o surgimento de quadros de psoríase, sendo o histórico familiar; estresse; obesidade; tempo frio; infecções; tabagismo; consumo habitual de bebidas alcoólicas e alguns medicamentos.

Confira aqui mais informações sobre a psoríase.

Presenças 

Além do presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; do farmacêutico responsável e diretor técnico da empresa, Joel José Passos; e do professor Jadson Cláudio Belchior; também estiveram presentes na reunião o CEO da Nanonib, Alessandro Carvalho Tamietti; e a advogada da empresa, Poliana Tamietti. 

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial