Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Portaria cria grupo de trabalho para aperfeiçoar gestão cartorária da 2ª Instância

Medida visa a facilitar comunicação entre servidores dos cartórios e 1ª Vice


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Foi publicada no Diário do Judiciário Eletrônico (DJE) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, na sexta-feira (27/9), a Portaria Nº 98/2024, emitida pela 1ª Vice-Presidência, que institui um grupo de trabalho composto por gestores e servidores dos cartórios da Segunda Instância. A comissão terá a função de atuar como interlocutora entre os cartórios e a Superintendência Judiciária (Sejud).

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O 1º vice-presidente, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, disse que intenção com a criação do grupo de trabalho é fortalecer a gestão colaborativa no âmbito da Sejud (Crédito: Euler Junior/TJMG)

De acordo com o novo normativo, o objetivo do grupo de trabalho será o de facilitar a comunicação e representar os interesses dos servidores da Segunda Instância junto à 1ª Vice-Presidência. A medida visa ampliar a participação dos servidores na gestão da Sejud, na busca por soluções de aprimoramento da administração cartorária.

O 1º vice-presidente, desembargador Marcos Lincoln, destacou a relevância da criação do grupo de trabalho como uma oportunidade de fortalecer a gestão colaborativa no âmbito da Secretaria. “A participação ativa dos servidores na identificação de desafios e na proposição de soluções é fundamental para melhorar os resultados e otimizar os processos cartorários”, afirmou.

Sônia Soares Ribeiro Teixeira, gerente do cartório da 2ª Câmara Cível, elogiou a medida. Ela acredita que ocorrerão melhorias para as unidades judiciárias. “Vamos compilar todas as nossas questões e levar para o conhecimento do 1º vice. Assim poderemos buscar o consenso, decidir de forma conjunta e manter uma padronização maior dos procedimentos internos entre os cartórios, o que trará mais celeridade ao nosso trabalho”, destacou.

A gerente do cartório da 7ª Câmara Criminal, Maria Cristina Carvalho, também recebeu a iniciativa com entusiasmo. A escrivã enfatiza que a medida permitirá que os servidores participem mais ativamente dos processos e decisões relacionados às suas rotinas. “Já estamos coletando propostas de melhorias para nós e nossos colegas. Todo mundo está gostando muito dessa ideia. É uma proximidade inédita”, comentou.

O gerente do cartório da 9ª Câmara Cível, Fernando Mello, ressaltou que o diálogo com o desembargador Marcos Lincoln, iniciado ainda durante o processo de transição da gestão da 1ª Vice-Presidência, foi formalizado com a publicação da portaria. “É com muita alegria que vemos esse passo se concretizar agora através desta publicação. Esperamos a continuidade do trabalho do desembargador Marcos Lincoln, que, desde antes da posse, demonstrou grande cuidado com a área fim do Tribunal e com os cartórios”, enfatizou.

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