O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em apoio à Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), participou hoje, 3 de outubro, do projeto Identidade Cidadã. O evento foi dedicado às presidiárias do Presídio José Abrantes, em Ribeirão das Neves.
A desembargadora Márcia Milanez, coordenadora geral do Programa Novos Rumos do TJMG, voltado para a promoção da execução penal justa e humanizada, participou da mobilização.
O objetivo foi promover uma ação de saúde e cidadania e levar bem-estar às detentas. Elas tiveram a possibilidade de fazer carteira de identidade, CPF, além de exame de prevenção ao câncer de colo do útero, testes de HIV e sífilis, vacinação contra febre amarela e hepatite C. Foram realizadas rodas de conversa sobre temas variados, tudo isso acompanhado de música ambiente, pipoca e outros lanchinhos.
Segundo a desembargadora Márcia Milanez, a ação é a maior e mais completa já feita em prisão feminina e está sendo realizada em vários estados brasileiros. Para ela, mais que oferecer ajuda material, o evento aumenta a autoestima das detentas e dá uma “centelha de esperança” a elas.
Com o apoio da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamagis), foi doado um kit de beleza para cada uma das 150 presas, contendo shampoo, condicionador, sabonete, desodorante e creme corporal.
O projeto é fruto de uma parceria do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen/MJ) com a Associação Nacional dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg) e contou com o apoio logístico do TJMG.
Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial