Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Novo fórum de Itapagipe atende expectativas da população

Inauguração levou esperança de uma Justiça mais célere e acessível à comunidade


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

noticia5-novo-forum-de-itapagipe-.jpg
O hasteamento da bandeira foi feito pelos alunos Murilo, Davi e Gilson, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd)

A chuva que castigava a região do Triângulo mineiro deu uma trégua. O sol não. Mas o calor intenso, superior a 30ºC, não arrefeceu o ânimo e otimismo do povo de Itapagipe, comarca a 660 quilômetros de Belo Horizonte, onde o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, inaugurou a nova sede do Judiciário local.

O Fórum Elias Geraldo de Queiroz, que funcionava desde 1991 no segundo andar do prédio da Prefeitura Municipal, ganhou novo endereço. E não parou por aí. A moderna edificação já foi inaugurada abrigando mais um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

noticia10-Placa-de-Inauguracao-do-Forum--novo-forum-de-itapagipe-.jpg
Juíza Juniara Cristina Fernandes e desembargadora Mariangela Meyer descerram placa, ao lado da prefeita Benice Maia e do presidente do TJMG, Nelson Missias de Morais; do outro lado, o corregedor-geral Saldanha da Fonseca, o desembargador Amauri Pinto Ferreira e o presidente da Câmara, Sinvaldo Roberto Barbosa

Além do presidente do TJMG, participaram da cerimônia a 3ª vice-presidente, desembargadora Mariangela Meyer; o corregedor-geral de justiça, desembargador Saldanha da Fonseca; o superintendente administrativo adjunto, desembargador Gilson Soares Lemes; o superintendente de Obras, Amauri Pinto Pereira; e o desembargador Sérgio André da Fonseca Xavier, entre outras autoridades.

A festa teve como anfitriã a diretora do foro da Comarca de Itapagipe, juíza Juniara Cristina Fernandes Orthmann, que praticamente chega à cidade de mãos dadas com a nova casa, pois assumiu a direção do foro em dezembro do ano passado. A prefeita da cidade, Benice Maia Nery, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Sinvaldo Roberto Barbosa, também compuseram a mesa de honra da cerimônia.

Acessibilidade

O presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, não escondeu a felicidade de inaugurar mais um fórum em Minas Gerais, parte do seu projeto de modernização do Judiciário no estado. “É o sexto prédio que inauguramos desde dezembro do ano passado", disse o presidente. O novo fórum tem apenas um nível, o que facilita o acesso de idosos e deficientes.

Ele lembrou da recente inauguração do novo fórum de Miradouro no último dia 11, onde também esteve, e destacou a importância do Tribunal de Justiça inaugurar novos fóruns em pequenas cidades, que, segundo ele, são a grande maioria em Minas.

noticia12-novo-forum-de-itapagipe-.jpg
O presidente do TJMG, Nelson Missias de Morais, destacou os altos níveis de educação e saúde em Itapagipe e disse que o fórum local é o sexto que inaugura desde dezembro

Em Itapagipe, Nelson Missias de Morais fez questão de destacar os índices invejáveis apresentados pela cidade na educação e na assistência à saúde. O município tem atualmente 100% das moradias com água tratada e coleta de esgoto. “Sei que índices como esses não acontecem por acaso e muito menos da noite para o dia, e são reflexo de uma sequência de ações corretamente desenvolvidas e encadeadas por gestores comprometidos com o bem-estar e com a felicidade de seus moradores”, observou o presidente.

O presidente encerrou seu discurso fazendo menção ao nome de Itapagipe, que em tupi significa “pedra dura”. Ele fez uma analogia com a atual situação do Poder Judiciário no País, que, segundo ele, precisa se comportar como uma “itapagipe” para resistir às pressões e ataques que vem sofrendo de vários setores com o objetivo de enfraquecê-lo.

“O Brasil está entre os dez países mais desiguais do mundo, e não vemos atualmente nenhuma política para reverter esta situação. Ao contrário, o que assistimos são políticas de retiradas de direitos e favorecimento aos grupos mais abastados”, completou o presidente, que defende um Poder Judiciário cada vez mais forte como forma de combater as desigualdades e promover justiça.

O presidente ainda lembrou que em breve será construída em Itapagipe, com a ajuda da prefeitura, mais uma unidade da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) no estado, já presente no município vizinho de Frutal.

Ouça o podcast com os áudios do presidente do TJMG, da prefeita de Itapagipe e da juíza diretora do foro:

 

 

Processos eletrônicos

A juíza Juniara Cristina Fernandes Orthmann já se sente em casa, mesmo estando na comarca há apenas dois meses.

Ela fez questão de agradecer o presidente Nelson Missias pelo empenho na construção do novo fórum e destacou que a atual gestão dá atenção especial à Justiça de primeiro grau. “A atuação do presidente gera ânimo, vontade de aprimorar ainda mais o importante papel desenvolvido pelo Poder Judiciário nesta comarca”, enalteceu.

noticia8-novo-forum-de-itapagipe-.jpg
Juíza Juniara Cristina Fernandes Orthmann elogiou a ampla atenção que esta gestão tem dado à Justiça de primeiro grau

Mais uma vez, a magistrada fez questão de lembrar a importância de o novo prédio ser voltado para a acessibilidade das pessoas, principalmente de idosos e pessoas com algum tipo de deficiência. “Além de ser amplo, moderno, arejado, pensado para a realidade da cidade, que apresenta elevadas temperaturas em determinados meses do ano, o novo fórum já chega preparado para receber processos eletrônicos”, enfatiza a juíza.

Atualmente os processos cíveis já são eletrônicos, e em breve os criminais também estarão informatizados.

A juíza lembra que a Comarca de Itapagipe também engloba as demandas de São Francisco de Sales, atualmente com 12 mil habitantes, a 48 quilômetros da sede.

Emoção

noticia-itapagipe.jpg
Prefeita Benice Maia agradeceu ao presidente Nelson Missias a intermediação, pelo TJMG, do acordo entre Estado e municípios

A prefeita Benice Maia, visivelmente emocionada, fez questão de agradecer o presidente Nelson Missias de Morais pelo acordo, intermediado pelo TJMG, entre o governo do estado e municípios.

O acordo possibilitou que o estado voltasse a pagar, mesmo que parceladamente, dívidas com as cidades, que estavam de pires nas mãos atrás de dinheiro. "Não tínhamos dinheiro para comprar nada, e o acordo nos salvou", agradeceu a prefeita.

Nesse momento, o presidente Nelson Missias apertou a mão da desembargadora Mariangela Meyer, responsável pelo acordo, em um claro sinal de agradecimento.

Cejusc

A 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Mariangela Meyer, novamente lembrou a importância dos Cejuscs para a Justiça. “O Tribunal de Justiça tem tomado todo o cuidado para inaugurar novos fóruns já com unidades dos Cejuscs, para promover uma justiça mais ágil, priorizando os acordos e agilizando o Judiciário. É uma nova cultura que começa a acontecer”, destacou a desembargadora.

noticia7-novo-forum-de-itapagipe-.jpg
A 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Mariangela Meyer, salientou a importância de inaugurar os Cejuscs junto com os novos fóruns

Juniara também destacou a importância do novo fórum já abrigar um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). “O Centro possibilitará atendimento imediato à população e resoluções mais rápidas de litígios”, comemorou a magistrada. Atualmente, o foro da comarca movimenta em torno de 6 mil processos.

Apesar de ter convivido quase nada com a sede anterior, a juíza Juniara lembra que o espaço que funcionava no Centro de Itapagipe era muito amplo, mas tinha acesso restrito a idosos e deficientes.

Além do mais, o novo fórum ganhou mais segurança com a construção de uma cela exclusiva para presos que chegam à comarca para prestar depoimento em audiências.


Dignidade

O juiz Fabiano Garcia Veronez, que atualmente é titular em Uberaba, assumiu a Comarca de Itapagipe entre 2017 e dezembro de 2019 e se lembra das dificuldades enfrentadas na antiga sede.

“As instalações antigas eram muito precárias, e o novo fórum veio a calhar. A cidade é quente demais, e a sensação térmica é de uma temperatura ainda maior. Agora tenho certeza de que a população vai ser atendida com muita dignidade”, destacou o magistrado, que não pôde participar da cerimônia, por estar em Belo Horizonte.

Mais e melhor

Um dos funcionários mais antigos da comarca, o administrador e oficial de apoio Gilvan José Carneiro, no fórum desde a inauguração em 1991, também faz referência à questão da acessibilidade e ao conforto oferecidos pelo novo prédio.

“Ah... trabalhar aqui vai ser muito diferente e sobretudo melhor. Melhor para nós, servidores, e melhor principalmente para a população. Cadeirantes, idosos e grávidas não vão mais precisar sofrer para acessar o fórum. Aqui tudo é plano e acessível”, comemorou o funcionário.

noticia15-novo-forum-de-itapagipe--administrado-gilvan-jose-carneiro-.jpg
Gilvan José Carneiro é um dos funcionários mais antigos da comarca: "Agora podemos fazer mais e melhor"

Mas Gilvan não deixa de ser grato à Prefeitura Municipal de Itapagipe, que cedeu por quase 30 anos o segundo andar do prédio da administração para que a Justiça pudesse funcionar na cidade. “Fizemos o nosso trabalho. Agora podemos fazer mais e melhor”, encerra Gilvan.

Radiante também estava a responsável pela limpeza do fórum, a servidora Márcia Borges de Moraes, que há 27 anos trabalha na comarca. Prestes a se aposentar, Márcia é só alegria. “Olha, eu nem tenho vontade de ir para casa de tão bom que é trabalhar aqui neste novo prédio”, comentou com um sorriso que não lhe cabia no rosto.

Cadeirante

A palavra acessibilidade será empregada ao pé da letra pelo aposentado Avezino Alves Ferreira, de 51 anos. Cadeirante há 23 anos, ele está prestes a mover um processo de usucapião e já vai aproveitar plenamente o novo fórum.

“No antigo era impossível entrar. Como eu ia subir tantos degraus?”, questiona o cadeirante. Ele ainda não conhece o novo prédio, mas sabe que foi preparado para pessoas com limitações físicas como as dele. “É bom saber que ainda se lembram das pessoas deficientes”, completa.

noticia2-novo-forum-de-itapagipe--Sr avezino alves ferreira.jpg
O cadeirante Avezino Alves Ferreira não conseguia entrar no antigo fórum; agora ficará mais fácil entrar com o processo de usucapião que pretende ajuizar

O aposentado Milton Routh, de 72 anos, também vibra com o novo fórum e destaca a limpeza do local. “Está muito bonito e limpo. O antigo era quente e apertado”, comparou o aposentado, que tem uma ação referente a dois terrenos que comprou na cidade, quando ainda estavam em processo de inventário.

noticia-novo-forum-de-itapagipe--Sr.-milton.jpg
Milton Routh, de 72 anos, poderá acompanhar duas ações relativas a terrenos em ambiente mais arejado

Cidadão honorário

noticia17-novo-forum-de-itapagipe-.jpg
Presidente do TJMG, Nelson Missias de Morais recebeu o título de Cidadão Honorário das mãos do presidente da Câmara Municipal, Sinvaldo Roberto Barbosa

O presidente da Câmara Municipal de Itapagipe, vereador Sinvaldo Roberto Barbosa, homenageou o presidente Nelson Missias de Morais com o título de Cidadão Honorário de Itapagipe.

Também recebeu o título o procurador José Carlos Fernandes Junior, que já foi promotor de justiça na comarca.

Veja mais fotos no Flickr.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial