Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Nota de pesar

Presidente Gilson Lemes lamenta o falecimento do desembargador Cabral da Silva


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, lamenta profundamente o falecimento do desembargador Cabral da Silva, ocorrido na noite de sexta-feira (13/5). Natural de Belo Horizonte, o desembargador Álvares Cabral da Silva era bacharel em Direito e em Administração de Empresas; especialista em Processo Civil, Direito Civil e Direito Público.

Ele ingressou na magistratura em 1985. Atuou como juiz de direito nas comarcas de Espinosa, Barão de Cocais, Manga e Itabira. Foi juiz diretor do foro eleitoral nas comarcas de Espinosa, Monte Azul, Porteirinha, Janaúba, Barão de Cocais e Ferros. Atuou ainda como juiz titular da 30ª Zona Eleitoral na Comarca de Belo Horizonte e na 21ª Vara Cível, também na capital. A partir de 2007, tornou-se desembargador e passou a integrar a 10ª Câmara Cível do TJMG, presidida pela desembargadora Jaqueline Calábria Albuquerque. 

Em abril deste ano, às vésperas de se aposentar, o desembargador Cabral da Silva, que completou 75 anos em 3 de maio, recebeu uma bonita homenagem pelos 37 anos dedicados à magistratura, durante sessão especial da 10ª Câmara Cível. Na ocasião, o presidente do TJMG, Gilson Lemes, expressou sua admiração pelo desembargador Cabral da Silva. “Temos por ele um sentimento muito especial, de admiração pela trajetória na magistratura, comprometida com a prestação jurisdicional célere e eficaz. Sua carreira coaduna-se com os mais destacados princípios que sustentam este Tribunal de Justiça — ética, respeito, transparência e produtividade”, disse. 

O momento foi de muita emoção e de gratidão. Magistrados, servidores, amigos e familiares expressaram agradecimentos pela convivência e pela oportunidade de trabalhar com o desembargador.

Neste momento de dor, o presidente Gilson Lemes expressa sua solidariedade a familiares e amigos do desembargador Cabral da Silva. 

O velório ocorrerá neste sábado (14/5), das 13h às 15h30, no Funeral House – salão Phoenix (Av. Afonso Pena, 2.158). O sepultamento ocorrerá no Cemitério do Bonfim, às 16h.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial