Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Nota de pesar

Nota de solidariedade do presidente do TJMG pelas 200 mil mortes registradas por covid-19 no Brasil


- Atualizado em Número de Visualizações:

not-fachada-tjmg-p-e-b---08.01.2020.jpg

Presidente do TJMG presta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas de covid-19

Infelizmente atingimos a triste marca de 200 mil vítimas da covid-19 no Brasil, galgando os primeiros lugares no mundo em número de mortes e de infectados.

É com profundo pesar, em nome do Poder Judiciário mineiro, que manifesto solidariedade aos familiares e amigos das vítimas do novo coronavírus.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) está em luto oficial, pelo período de três dias, desde a última quarta-feira (6/1), em sinal de pesar pelo falecimento do juiz de direito Miller Rogério Couto Justino, da 4ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Uberlândia, que foi uma das vítimas dessa tragédia humanitária. Com muita tristeza, o TJMG irá decretar luto oficial por mais três dias, agora em razão desta triste marca de 200 mil mortes.

Gostaria de registrar meus agradecimentos aos profissionais de saúde, que, diuturnamente, lutam pela vida dos infectados, cumprindo o Juramento de Hipócrates, “consagrar minha vida ao serviço da humanidade; a saúde e o bem-estar de meu paciente serão as minhas primeiras preocupações”.

Aos cientistas brasileiros, meu mais profundo reconhecimento, articulados com importantes laboratórios internacionais, na busca para a entrega, no mais curto prazo, das primeiras vacinas contra a covid-19 ao povo brasileiro.

Destaco que o TJMG mantém medidas rigorosas de saúde e segurança, seguindo todos os protocolos de higiene, limpeza e circulação emitidos pelas autoridades de saúde. Nossa prioridade desde o início da nossa gestão é com a saúde de todos que prestam serviços jurisdicionais ao povo de Minas Gerais, bem como com seus beneficiários e os profissionais de Direito.

Estamos em tempo de travessia e não teremos tarefa fácil pela frente, pois, antes de tudo, temos preocupação com a saúde de todos. No entanto, não podemos paralisar totalmente nossas atividades, prejudicando a solução de conflitos e impasses que travam nosso desenvolvimento e deixam aflitos e angustiados os demandantes e seus patronos.

Como diria o professor Fernando Teixeira de Andrade: “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”.

Vamos seguir otimistas de que a vacina contra a covid-19 estará disponível no Brasil em breve!

Que Deus nos abençoe e nos guarde!

 


Desembargador Gilson Soares Lemes
Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais

 

 

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial