Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

No Judiciário, adaptação é a palavra-chave

Novas formas de trabalho contornam limitações


- Atualizado em Número de Visualizações:

Encerrando a série “O TJMG não para”, os juízes Flávio Umberto Moura Schmidt e Mônica Barbosa dos Santos, diretores dos foros de Muzambinho e Matias Barbosa, e a servidora Margarete Silva Rodrigues, que trabalha na Corregedoria-Geral de Justiça, compartilham suas experiências nesse período de alarme em função da pandemia da covid-19.

O juiz Flávio Schmidt destaca que os dias que estamos vivendo são difíceis, em todo o mundo, mas os magistrados estão unidos no propósito de seguir, com uma atenção especial para os casos urgentes, aqueles nos quais as famílias dependem da Justiça para assegurar seus direitos.

"Estamos trabalhando em casa, com uma equipe mínima escalada para os atos presenciais", explica. "Continuaremos assim, até que possamos voltar à normalidade. A sociedade, de modo geral, entende que nesse momento difícil temos que ter cuidado para que nada de ruim aconteça aos nossos semelhantes", afirma.

Juiz Flávio Schmidt, diretor do foro de Muzambinho: "Magistrados estão unidos em seguir, com especial atenção aos casos mais urgentes"

 

 

Juíza Mônica dos Santos, diretora do foro de Matias Barbosa: "Números positivos"

A juíza Mônica dos Santos frisa igualmente que o atendimento ocorre em duas frentes. A magistrada assegura que o trabalho não se limita ao home-office, mas contempla atendimento mínimo no fórum. Ela enumera os dados do período: foram 4.434 movimentações em processos, 1.058 despachos, 275 decisões ou sentenças e 97 feitos baixados. "Realmente, a Justiça não para", diz.

 

 

Margarete Rodrigues, oficial judiciária: "Rápida adaptação ao teletrabalho"

A oficial judiciária Margarete Rodrigues, depois de 26 anos no Judiciário, sempre na jornada presencial, se adaptou rapidamente ao teletrabalho. Ela atua solucionando dúvidas e orientando os usuários dos sistemas judiciais informatizados. No entanto, é enfática: “Espero que essa fase acabe logo.”

 

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
Plantão de atendimento à imprensa: (31) 3306-3920 (das 10h às 18h)
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial